Negociações para venda do Novo Banco terminam hoje
O supervisor nunca revelou o nome das entidades na corrida.
As negociações decisivas para a venda do Novo Banco, que decorrem entre o Banco de Portugal (BdC) e o potencial comprador "selecionado", terminam esta segunda-feira.
A 19 de agosto, o supervisor referiu, em comunicado, que ia dar início à quarta fase do processo de venda do Novo Banco que "corresponde à decisão final e compreende um período de negociação com o potencial comprador selecionado" pela instituição.
Na altura, o BdP indicou que essas negociações deveriam decorrer "até ao final do presente mês de agosto".
Até ao momento, o supervisor nunca revelou o nome das três entidades que se mantêm na corrida à compra do Novo Banco, mas os grupos chineses Fosun e Anbang e o fundo norte-americano Apollo têm sido referidos pela comunicação social como os que apresentaram as propostas vinculativas. E a imprensa especializada tem insistido que é a seguradora chinesa Anbang que está a negociar em exclusivo com o BdP nesta quarta fase do processo de venda do Novo Banco.
No sábado, numa visita a Penafiel, o primeiro-ministro foi questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de a venda do Novo Banco poder representar um prejuízo mais elevado do que as previsões iniciais.
Em resposta, Pedro Passos Coelho disse que o resultado da negociação da venda do Novo Banco será "o melhor que o BdP conseguir alcançar", reafirmando a confiança em Carlos Costa e naquela instituição, revendo-se na estratégia adotada pelo regulador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt