Recibos verdes só ganham com IRS Jovem em 2026

Trabalhadores independentes são abrangidos, mas terão de manter as retenções e só irão receber os benefícios no acerto do próximo ano.

11 de janeiro de 2025 às 01:30
Issenção do IRS só será aplicada através do reembolso0 Foto: Pedro Catarino
Partilhar

Os trabalhadores independentes, referidos como recibos verdes, só vão ter os benefícios do IRS Jovem no próximo ano, aquando do pagamento dos reembolsos do imposto sobre rendimentos, avançou o ‘Negócios’.

A medida, que abrange quem tem até 35 anos e menos de 10 anos de contribuições, só terá efeitos no acerto de 2026 para estes trabalhadores, que estão obrigados a manter as retenções do imposto.

Pub

A taxa de retenção para os recibos verdes é de 23%, menos dois pontos percentuais em relação ao ano passado. Segundo o IRS Jovem, o primeiro ano de atividade terá um desconto total no pagamento deste imposto, sendo de 75% entre o segundo e o quarto ano, 50% entre o quinto e o sétimo ano e de 25% entre o oitavo e o décimo ano de atividade profissional.

Porém, os trabalhadores independentes só irão receber essa ajuda depois de um ano inteiro de descontos. No reembolso, o valor retido será devolvido.

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, ouvida pelo ‘Negócios’, explicou que “não está prevista, nem na legislação, nem nos recibos verdes, a redução da retenção na fonte nos rendimentos”, o que considerou ser “injusto”, comparando com a categoria A (trabalhadores por conta de outrem).

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar