page view

Novas pensões com atraso até dez meses

Oito mil funcionários públicos à espera que saia o resultado do pedido de reforma.

23 de outubro de 2019 às 08:46

Os funcionários públicos têm de esperar em média 200 dias, isto é, até seis meses para começarem a receber a primeira prestação da Caixa Geral de Aposentações (CGA), mas há casos de trabalhadores que esperam até dez meses, segundo dados revelados pelo diretor central da CGA, Vasco Costa.

A carregar o vídeo ...

Novas pensões com atraso até dez meses

"Neste momento, temos oito mil processos pendentes na atribuição de pensões", adiantou o diretor central da CGA. Segundo Vasco Costa, cerca de metade tem descontos para a CGA e Segurança Social, o que torna o processamento mais demorado. "A atribuição das pensões unificadas está a ser sacrificada por causa dos atrasos da Segurança Social", insiste, atirando responsabilidades "para os atrasos do Centro Nacional de Pensões da Segurança Social", onde parte da carreira contributiva é verificada.

No regime que conta apenas com os descontos dos trabalhadores para a CGA, "o objetivo é reduzir o tempo de 100 para 90 dias em 2020".

Estrangeiros alvo de maior controlo

Em dezembro é lançada a prova de vida automática por smartphone (reconhecimento facial ou voz) para os estrangeiros em Macau. O objetivo é, mensalmente, certificar que não estão a ser pagas pensões a pessoas falecidas.

Já pode acompanhar pedido no site da CGA

Desde terça-feira à noite que os funcionários públicos que peçam ou já tenham pedido a sua aposentação podem acompanhar online, e em tempo real, todo o processo até à atribuição da pensão. Basta estar inscrito na CGA direta para aceder à nova funcionalidade. Quem ainda não a tiver, pode solicitá-la no site, recebendo a senha de acesso no prazo de uma semana. No futuro, a direção da CGA quer permitir o registo com a chave móvel digital.

SAIBA MAIS

650 mil

pensionistas estão, neste momento, registados na Caixa Geral de Aposentações. Destes, 11 mil são estrangeiros e a maior fatia – dois mil – está em Macau.

Prova de vida

Desde que começam a receber a pensão, os estrangeiros têm de fazer prova de vida uma vez por ano, em janeiro. Em Portugal, a obrigação foi suspensa em 1997.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8