Indústria e turismo podem beneficiar de fundos comunitários.
O Governo já abriu as candidaturas ao sistema de incentivos à Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado e Criativo. Trata-se de dois concursos no âmbito da Competitividade e Internacionalização, um domínio que conta com 10,2 mil milhões de euros no novo quadro comunitário.
Estes concursos, que fecham a 24 de abril, destinam-se a projetos da indústria ou do turismo que contribuam para o aumento do investimento empresarial em atividades inovadoras, para o reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços e para o empreendedorismo qualificado.
Segundo o regulamento, a inovação corresponde à introdução de um produto (bem ou serviço) ou processo novo ou significativamente melhorado, de um novo método de marketing ou de uma nova forma organizacional do negócio, seja na distribuição do trabalho ou nas relações externas da empresa.
Entre as despesas elegíveis encontram-se os custos de aquisição de máquinas e equipamentos, material informático e intervenção de técnicos de contabilidade (até 5000 euros). Pode ainda ser concedida uma isenção de reembolso de uma parcela do incentivo, até ao limite máximo de 50%. Entretanto, foi já publicado o plano de avisos para os próximos 12 meses, para candidaturas a ajudas no âmbito do domínio temático da Competitividade e Internacionalização.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.