page view

Boris Vujcic, um 'falcão' de leste na vice-presidência do BCE

Croata foi eleito vice-presidente do Banco Central Europeu esta segunda-feira.

19 de janeiro de 2026 às 18:53

Boris Vujcic, governador do banco central da Croácia desde 2012, desempenhou um papel importante na adesão da Croácia à União Europeia, em 01 de julho de 2013, e posteriormente na adesão à moeda única, no início de 2023.

Visto como um "falcão", defensor de uma política monetária mais rígida e focada no combate à inflação, através da subida das taxas de juro, Vujcic é respeitado entre os banqueiros centrais dos países do alargamento, tendo encontrado aí os apoios que o suportaram na eleição para o cargo de vice-presidente do BCE.

Além disso, a necessidade de procurar equilíbrios regionais nas instituições financeiras da União Europeia, no ano em que a Bulgária entrou no euro, jogava a favor dos candidatos do leste europeu.

Aos 61 anos, Boris Vujcic é doutorado pela faculdade de Economia de Zagreb. Foi chefe do departamento de investigação do Banco Nacional da Croácia, vice-governador do Banco Nacional da Croácia e, em 2012, assumiu o cargo de governador, encontrando-se a exercer o seu terceiro mandato à frente da instituição.

Antes do espanhol Luis de Guindos, que deixará o cargo de vice-presidente do BCE vago em maio, foi vice-presidente do BCE o português Vítor Constâncio e, antes dele, o grego Lucas Papademos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8