page view

Câmara de Lisboa aprecia de novo rescisão de contrato com dono de obra da piscina da Penha de França

Piscina está encerrada desde 2011.

17 de março de 2021 às 15:17

A Câmara Municipal de Lisboa volta a levar a votos, na quinta-feira, uma proposta de resolução do contrato de requalificação da piscina da Penha de França com o clube Estrelas S. João de Brito.

Em junho de 2019, o município já tinha aprovado a revogação do contrato-programa de desenvolvimento desportivo para aquela piscina (fechada desde 2011) devido a incumprimentos por parte do dono da obra, o clube, passando a tomar posse administrativa do equipamento.

No entanto, em outubro do ano passado, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu anular a decisão da autarquia, argumentando que o direito à audiência prévia não foi assegurado pelo clube.

A Câmara Municipal, presidida por Fernando Medina (PS), recorreu da decisão, mas o Tribunal Administrativo Central Sul rejeitou, num acórdão datado de 7 de janeiro, confirmando a decisão do TAD.

No documento que será agora apreciado em reunião privada da autarquia, ao qual a agência Lusa teve acesso, a proposta subscrita por Medina salienta que a Associação Centro Cultural e Desportivo Estrelas São João de Brito já "exerceu o direito de audiência prévia", tendo protestado "a 10 de fevereiro".

De acordo com a Câmara, "procedeu-se também à audiência prévia dos interessados à Junta de Freguesia da Penha de França", que "exerceu a prerrogativa (...) manifestando a concordância com o projeto de decisão enviado".

"Analisada a pronúncia da associação relativa ao projeto de decisão que lhe foi enviado por via do relatório (...) resulta claro que o único facto novo relativamente à argumentação por esta desenvolvida (...) é a contratação pelo município da nova empreitada para a conclusão da obra de requalificação da piscina municipal da Penha de França", lê-se na proposta.

O município assegura que mantém a decisão de rescindir o contrato com o clube, salientando que ambos os tribunais deram como provado "o incumprimento definitivo, grave e por facto imputável à associação".

Sobre o facto de já ter lançado um concurso e adjudicado a obra, a Câmara defende "que nenhuma razão assiste" ao clube, uma vez que "o procedimento concursal e a adjudicação subsequente da empreitada em apreço ocorreu ainda na pendência do processo arbitral, mais exatamente em 27/07/2020 (decisão de contratar), pelo que a atuação do município conducente à contratação da nova empreitada teve lugar após a resolução do contrato-programa de desenvolvimento desportivo [2019] e antes da produção dos efeitos do Tribunal Arbitral do Desporto".

A empreitada era "não só legítima, como necessária, dadas as razões de interesse público subjacentes à mesma, atento o estado de degradação e perigo para a segurança de pessoas e bens em que as instalações se encontravam", considera Fernando Medina na proposta.

Em 25 de fevereiro, numa comunicação enviada à Provedora da Justiça, o clube alegava que, já depois da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, a autarquia assinou "um contrato ilegal" para iniciar as obras de requalificação da piscina.

"A CML [Câmara Municipal de Lisboa] assina um contrato ilegal quando o não poderia fazer uma vez que o único com poder para isso é o dono de obra que somos nós. Pior, para além de assinar o contrato, iniciou as obras sem contrato (...). Esta obra decorreu durante vários meses sem contrato para depois terminar com um contrato ilegal", lia-se no documento.

O município, a Junta de Freguesia da Penha de França e a Associação Centro Cultural e Desportivo Estrelas S. João de Brito assinaram, em 2014, um contrato-programa de desenvolvimento desportivo para esta piscina municipal, cujas obras de requalificação, da responsabilidade do clube, já deveriam ter terminado no final de 2016.

Em dezembro de 2019, a diretora municipal de Manutenção e Conservação, Mónica Ribeiro, disse que a piscina reabriria no segundo semestre de 2020.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8