page view

Canal do Panamá vai trazer mais 200 navios para Sines

Alargamento permite a passagem de mega-porta-contentores.

27 de junho de 2016 às 08:30

O Porto de Sines vai beneficiar do alargamento do canal do Panamá, que ontem foi inaugurado por um navio chinês, o ‘Cosco Shipping’. No Panamá, em representação de Portugal, estiveram a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o presidente do Porto de Sines, João Franco, que estima o acréscimo de tráfego anual em 200 navios.

O canal do Panamá passou por obras profundas nos últimos anos para permitir a passagem de navios com capacidade para transportar até 13 mil contentores, três vezes mais do que até agora, os designados ‘pós-panamax’.

Pilar do comércio marítimo mundial, o canal, com cerca de 80 quilómetros, permite uma ligação mais rápida entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Inaugurado em 1914, a infraestrutura entrou novamente em obras em 2007, para aumentar a competitividade do canal por onde passa cerca de seis por cento do tráfego mundial.Conflitos com o consórcio construtor, liderado pela empresa espanhola Sacyr, acabaram por atrasar a conclusão da obra em cerca de dois anos. O alargamento vai ainda permitir a passagem diária de meia centena de navios, mais 10 a 15 dos que atualmente. O primeiro navio a cruzar o ‘novo’ canal foi escolhido por sorteio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8