Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Estrada a 12 mil € o metro

A cidade de Braga vai ter, a partir de Maio, a estrada mais cara do País. Trata-se da via de acesso ao novo hospital da cidade, cuja construção arrancou estes dias e que está orçada em 8,3 milhões de euros.
13 de Janeiro de 2011 às 00:30
As obras de construção da estrada mais cara do País já começaram
As obras de construção da estrada mais cara do País já começaram FOTO: Nuno Fernandes Veiga

Atendendo a que a ‘avenida', de quatro faixas de rodagem, terá 700 metros de comprimento, conclui--se que cada metro vai custar aos contribuintes 11 857 euros.

Este pedaço de via rápida, da responsabilidade da empresa Estradas de Portugal (EP), atinge valores considerados astronómicos, sobretudo se tivermos em conta que, em Portugal, a construção do quilómetro de auto-estrada, incluindo os custos de expropriação dos terrenos e obras de arte (túneis e viadutos), custa, em média, 4,5 milhões de euros.

"Trata-se de uma via de características urbanas, com os terrenos a preços altíssimos e com a necessidade de construção de acessos de vária ordem", disse ao CM fonte da EP, sublinhando que "só as condutas de água, luz e outras infra-estruturas que urge refazer representam entre dez e vinte por cento do custo total da obra".

A via de acesso ao novo Hospital Central de Braga deve estar concluída no início do próximo mês de Maio, altura em que a unidade de saúde deve abrir ao público.

A primeira parte da empreitada consiste na construção do nó de ligação à circular urbana, na zona do antigo Feira Nova.

CÂMARA IMPEDE CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO

Para evitar constrangimentos à construção da estrada mais cara do País, a Câmara de Braga movimentou-se no sentido de impedir, no final do ano passado, a classificação das Setes Fontes como monumento nacional.

Trata-se do antigo sistema de abastecimento de água à cidade, edificado no início do século XVII e que, pela sua singularidade, diversas entidades pretendem preservar. A Câmara de Braga, que tentou diversas vezes urbanizar os terrenos envolventes, travou a classificação, uma vez que passa ao lado a via de acesso ao novo hospital.

ESTRADA HOSPITAL BRAGA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)