Fundação sustenta família de Sousa Cintra até à 5ª geração

Ao criar a Fundação Sousa Cintra, com sede em Sagres, o empresário e antigo dirigente do Sporting não pensou só em si e na mulher, mas também nos seus descendentes. Constituída no final de 2010 como "instituição de desenvolvimento e solidariedade social", a Fundação Sousa Cintra tem a obrigação de sustentar a família toda do fundador.
19.03.12
Fundação sustenta família de Sousa Cintra até à 5ª geração
Sousa Cintra diz que a fundação também tem como finalidade ajudar quem precisa Foto Pedro Catarino

 

Segundo os estatutos, "os bens que são e os que venham a ser afectos pelo fundador à fundação ficarão sujeitos ao encargo expresso da beneficiária prover habitação, sustento, educação, saúde e demais despesas, encargos e alimentos".

Beneficiam deste sustento não só o fundador, José de Sousa Cintra, como o respectivo cônjuge - a mulher, Maria da Glória Seromenho Duarte Sousa Cintra - e ainda os seus descendentes até à quinta geração.

Mas o valor desse sustento tem limites. Dizem os estatutos que o encargo com a família não pode exceder "o valor correspondente a 10 por cento dos rendimentos anuais auferidos pela fundação, com um valor mínimo anual correspondente a 140 mil euros."

O património da Fundação Sousa Cintra está avaliado em cerca de 20 milhões, sendo que, na data da sua constituição, apenas um milhão era em dinheiro, o restante valor estava distribuído por bens imóveis.

Contactado pelo CM, Sousa Cintra afirma que esta leitura dos estatutos é "precipitada", uma vez que a criação da fundação tem "uma finalidade maior": "Deixar algo, deixar uma obra para ajudar quem precisa, sobretudo no Algarve". Sousa Cintra garante que a intenção era e é ser solidário e que nem é a sua família que está em causa. "Só tenho um filho e infelizmente ainda nem tenho netos. Espero que venham. Há sempre esperança".

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!