page view

INE confirma aumento de 1,15% nas rendas em 2019

A actualização anual dos valores a pagar baseia-se na variação dos últimos 12 meses do índice de preços do consumidor, sem habitação, relativo a agosto.

12 de setembro de 2018 às 11:27

As rendas vão mesmo ser actualizadas em 1,15% no próximo ano. A confirmação foi dada esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelou que a sua estimativa final para a inflação sem habitação em agosto é de 1,15%. Este aumento alinha com o já verificado este ano, de 1,1%.  

A actualização anual das rendas baseia-se na variação dos últimos 12 meses do índice de preços do consumidor, sem habitação, relativo a agosto. Ao contrário do que antes acontecia, o INE divulga agora uma estimativa rápida, antes de publicar o valor final. 

Há cerca de um mês e meio, vários jornais avançaram com um valor para a actualização do próximo ano, baseando-se na variação homóloga dos preços de Julho, que costuma aproximar-se bastante do valor de Agosto, que é o que conta. 

Por defeito, a renda é actualizada no mês em que o contrato foi assinado. Porém, no caso das rendas antigas, que não tenham sido sujeitas a actualização, o aumento é devido em janeiro. O senhorio não é obrigado a fazer a actualização mas se quiser fazê-la tem de notificar o inquilino por carta registada com aviso de recepção. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8