page view

Microsoft compra empresa de Braga

Todos os telemóveis como sistema operativo Windows Mobile vão passar a usar tecnologia portuguesa. No dia em que Bill Gates abandona a empresa que fundou em 1976, a Microsoft anunciou a sua primeira aquisição em Portugal, a multinacional americana comprou a empresa portuguesa Mobicomp.

27 de junho de 2008 às 00:30

A companhia sediada em Braga vai ser comprada pela Microsoft por "dezenas de milhões de euros" num negócio que deverá ficar concluído dentro de "duas a três semanas", anunciou ontem o director-geral da Microsoft Portugal, Nuno Duarte.

A Mobicomp, que tem 40 funcionários e facturou três milhões de euros em 2007, desenvolve desde 2000 soluções para telemóveis que tem vendido para várias partes do Mundo.Tem-se destacado sobretudo no desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a criação de cópias de segurança e restauro de dados móveis.

A Microsoft vai transformar a empresa num centro de desenvolvimento tecnológico – o primeiro da Europa –, manter as instalações de Braga e integrar a totalidade dos funcionáriosda empresa.

Os serviços móveis são uma das apostas da Microsoft, que têm, ainda segundo o director-geral da empresa em Portugal, "um mercado com um potencial gigantesco". Para o ministro da Economia, Manuel Pinho,esteinvestimento da multinacionalrepresenta"o grandereconhecimento da capacidade inovadoradePortugal" e da iniciativa do Plano Tecnológico.

Recorde-sequea Microsoft assinou, há dois anos, um memorandodeentendimentocomoGovernoportuguês,numacerimóniaque contou com a presença do fundador da empresa, e um dos homens mais ricos do Mundo, Bill Gates.

PORMENORES

Bilhetes no móvel

Entre as primeiras aplicações desenvolvidas, encontra-se a compra de bilhetes para os cinemas Lusomundo através do portal móvel da TMN.

A partir de Braga

A sede é em Braga mas a empresa tem também escritórios em Lisboa, Espanha, Reino Unido, Dubai e Finlândia.

Recruta no Minho

A empresa tem recrutado os colaboradores na Universidade do Minho, daí a continuação em Braga.

PERFIL

William Henry Gates III, mais conhecido por Bill Gates, fundou a Microsoft durante os seus anos de estudante na Universidade de Harvard, e no início a empresa era gerida com o sócio Paul Allen a partir do dormitório da faculdade. Corria o ano de 1975 e Bill Gates tinha 19 anos. Com o sucesso da empresa, Gates abandonou o curso para se dedicar completamente àquela que viria a ser a maior empresa de software do planeta. Com uma fortuna acumulada de 130 mil milhões de euros, foi durante muitos anos o homem mais rico do Mundo. Abandona agora os negócios para se dedicar à sua fundação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8