page view

Morreu Ingvar Kamprad, fundador do IKEA

Fortuna é calculada em 50 mil milhões de euros.

29 de janeiro de 2018 às 01:30

Andava de autocarro, comprava roupa em segunda mão mas integrou, durante anos a fio, o restrito grupo dos dez mais ricos do Mundo. Morreu aos 91 anos, na Suécia, deixando uma fortuna calculada em cerca de 50 mil milhões de euros aos seus três filhos que estão ligados à marca de mobiliário mais conhecida do Mundo.

Ingvar Kamprad fundou, em 1943, um negócio de vendas por correspondência, a que deu o nome de Ikea, a partir das iniciais do seu nome (Ingvar Kamprad), da quinta onde cresceu (Elmtaryd) e da cidade (Agunnaryd). É também com apenas 17 anos que surge a sua primeira ligação ao partido nazi sueco, continuando a frequentar reuniões mesmo depois de a guerra terminar. Em 1988, assumiu que a ligação aos nazis foi "o pior erro" da sua vida.

Em 1947, passa a incluir a venda de mobiliário o que, aliado a uma montagem fácil dos móveis, irá transformar o negócio num sucesso sem fronteiras. Em 1958, abre a primeira loja em Almhult, na Suécia.

Pouco amigo de gastar dinheiro, incluindo em impostos, Kamprad vai viver, em 1973, para a Dinamarca. Cinco anos depois instala-se com a família na Suíça e regista os negócios no Liechtenstein. A suspeição de que tudo faz para não pagar os impostos continua a pairar sobre o grupo. Em 2016, um relatório dos Verdes no Parlamento Europeu acusa a empresa sueca de lesar o Fisco de vários países europeus em cerca de mil milhões de euros.

Em 1986, o sueco deixa as funções executivas para os seus três filhos. O que não o impediu de continuar como um dos homens mais ricos do Mundo até 2009. Quando sai da lista dos milionários, os seus filhos - que estão na liderança da cadeia de mobiliário desde 2013, entram para a lista. Cada um dos filhos tem uma fortuna avaliada em 1,2 mil milhões de euros, segundo a revista ‘Forbes’.

Aos 88 anos, Ingvar Kamprad regressa à Suécia, à sua casa de Smaland, onde morreu no sábado rodeado pela família.

Pensão e autocarro na visita a Lisboa

O milionário veio a Lisboa em 2006, dois anos após abrir a primeira loja, em Alfragide. Tinha 80 anos, instalou-se numa pensão da Praça de Alegria e apanhou um táxi para a loja. Para regressar à cidade, preferiu o autocarro nº 14 da Carris.

NÚMEROS

2,5 mil milhões de euros foi o lucro registado pelo Grupo Ikea em 2017. As vendas cresceram para 34,1 mil milhões de euros.

355 lojas espalhadas por 29 países. Em Portugal conta com estabelecimentos em Alfragide, Matosinhos, Loures, Braga e Loulé.

149 mil funcionários trabalham para o grupo Ikea, incluindo os estabelecimentos comerciais e a distribuição, 53% mulheres.

50 euros terá sido o valor do único empréstimo que o empresário sueco contraiu, nos anos 40, para pagar a importação de 500 canetas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8