page view

Zeinal e Granadeiro sabiam da aplicação na Rioforte

Salgado contraria versões dos antigos gestores.

19 de março de 2015 às 18:23

Ricardo Salgado está a ser alvo de um "julgamento sumário"?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Ricardo Salgado está a ser alvo de um "julgamento sumário"?

O ex-presidente executivo do BES, Ricardo Salgado, admitiu no Parlamento que tanto Henrique Granadeiro, antigo chairman da PT e ex-presidente executivo da PT Portugal, como Zeinal Bava, que depois passou para a Oi, sabiam da aplicação financeira na Espírito Santo International (ESI) e posterior passagem para a Rioforte. Salgado foi até mais longe e até acusou os brasileiros da Oi/Telemar de saberem também dos 900 milhões de euros, apesar de mais tarde terem vindo negá-lo e a usar essa perda como justificação para rever o acordo de fusão com a operadora portuguesa.

"Infelizmente o que aconteceu é que a PT participou num aumento de capital da Oi Telemar através da recapitalização das holdings no Brasil", explicou o antigo banqueiro. E acrescentou: "O que solicitei, em reciprocidade com o BES, é que a aplicação no grupo fosse prorrogada por um ano e transmiti isto a Henrique Granadeiro."

Ricardo Salgado repetiu a explicação, depois de uma pequena picardia com o deputado socialista Pedro Nuno Santos. "Falei com Henrique Granadeiro de que devíamos procurar obter reciprocidade com os acionistas brasileiros", adiantou, frisando que também já tinha dado aquela indicação a Zeinal Bava.

"Falei com o Henrique e falei com o Zeinal", reiterou o ex-líder do BES, sublinhando que a mensagem transmitida foi de que "os parceiros brasileiros deviam procurar que houvesse uma reciprocidade para o BES".

Pedro Nuno Santos perguntou então por que, sabendo que os brasileiros tinham estado envolvidos na operação, o BES não contestou a renegociação do acordo de fusão. Aí, Salgado atrapalhou-se na resposta e disse: "A partir de certa altura estava envolvido na terrível situação do BES. Eu não tive tempo para me mexer; não tive tempo para fazer nada."

Mas deixou claro: "Henrique Granadeiro e Zeinal Bava sabia que eles sabiam."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8