page view

Droga do sexo à solta nos festivais de verão

GNR apreendeu duas embalagens de ‘poppers’ no Festival Músicas do Mundo e Judiciária diz conhecer fenómeno há uma década.

25 de agosto de 2017 às 01:30

A embalagem é pequena e dá para esconder num bolso. Contém uma substância que, quando inalada, transmite uma sensação de bem-estar e euforia, levando à prática sexual. Os ‘poppers’, ou droga do sexo (nome atribuído a esta substância na gíria ), foi detetado nos festivais de verão deste ano sem que, segundo fonte oficial da PJ disse ao CM, a sua posse seja considerada crime.

O CM sabe que a GNR apreendeu pelo menos duas embalagens de ‘poppers’ no Festival Músicas do Mundo, em julho, em Sines. Procurando apurar o conteúdo das embalagens, a GNR enviou-as para o Laboratório de Polícia Científica (LPC) da PJ, o qual confirmou tratar-se de ‘poppers’. Este ano, já foram feitas mais apreensões do género em eventos similares.

Carlos Farinha, diretor do LPC, diz que na última década o organismo que dirige tem tido "uma média de 5 pedidos de análise" por ano da droga do sexo. "Trata-se de uma substância química cujo consumo excessivo causa danos que poderão ser graves, sem acompanhamento médico", explica.

O consumo de ‘poppers’ em festivais tem sido mais detetado na comunidade gay, facto que a PJ diz conhecer. A compra é possível em sex shops e na internet. As embalagens são vendidas com dezenas de rótulos e nomes diferentes, como ‘Rush’.

A criminalização do ‘poppers’ depende da introdução do mesmo no decreto-lei 15/93 (que enumera as drogas ilegais). João Goulão, presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (organismo que dá os pareceres que enquadram a criminalização de drogas), disse ao CM "não ter ainda recomendação política para o fazer".

SAIBA MAIS 

1969

ano em que se realizou o festival de Woodstock, nos Estados Unidos, no qual se terá usado ‘poppers’ pela primeira vez.

Isobutilo ou isoprutilo

Nomes dados às substâncias químicas dos ‘poppers’. Causam estados rápidos de euforia aos consumidores.

Porquê ‘poppers’?

As primeiras embalagens de ‘poppers’ eram vendidas em ampolas que, ao caírem no chão, faziam um barulho semelhante a um ‘pop’, o que originou o nome.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8