page view

Direito de resposta da TVI

Referente à notícia: TVI troca para empresa de sondagens que dá vantagem a Gouveia e Melo.

01 de agosto de 2025 às 16:45

No dia 26 de julho de 2025, o Correio da Manhã publicou o artigo intitulado “TVI troca para sondagem favorável a Gouveia e Melo”, no qual se fazem insinuações relativamente à opção da Direção de Informação da TVI/CNN Portugal por determinadas sondagens, em detrimento de outras.

Ao contrário do insinuado, a TVI não encomenda sondagens em função dos seus resultados, nem as escolhe em virtude de relações pessoais. Se é verdade que a TVI mantém uma relação estável com a Pitagórica, empresa a que regularmente encomenda estudos de mercado e sondagens e que tem dado provas sobre a sua competência, essa colaboração, que, aliás, se mantém - como será evidente, nos próximos meses -, não impede a estação de trabalhar com outras entidades, aproveitando a vitalidade de um mercado competitivo e na lógica de autonomia e independência que a norteia. Só ao julgamento dos seus espectadores submete a TVI os seus actos.

E é por isso que, contrariamente ao que o CM fez, não mistura factos com insinuações. Se o fizesse estaria provavelmente a especular sobre os motivos pelos quais o CM resolveu denegrir o trabalho alheio. Para mais quando o V. jornal já publicou sondagens da Aximage com honras de 1ª página. Será porque a Aximage é concorrente da empresa que mede audiências de TV em Portugal e esta é dirigida por um comentador da CMTV? E justificaria que se levantassem dúvidas sobre os resultados de audiometria, em particular, no que respeita aos canais do Grupo Medialivre?

Cumpre referir que a TVI não abdica dos princípios basilares do jornalismo, isento e independente, abstendo-se por isso de propagar especulações. Apenas lamenta o sucedido e reafirma que não se afastará do caminho que traçou, indiferente a manobras de intimidação ou escritos manipulatórios.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8