page view

Carneiro acusa Governo de “andar para trás” com a lei laboral

Sou o Secretário-geral do PS fez viagem de comboio na linha de Sintra.

02 de outubro de 2025 às 01:30

Passa pouco das cinco da manhã. Estamos no segundo comboio Sintra-Lisboa e é José Luis Carneiro que faz as apresentações. “Sou o Secretário-geral do PS”, explica a um grupo de passageiras que todos os dias faz esta ligação. Ao lado tem Ana Mendes Godinho, candidata socialista à câmara.

“Conhecia só da televisão”, diz a passageira que vai trabalhar. Tem contrato com uma empresa de limpeza. O problema maior é a insegurança: “até chegar à estação vou de coração nas mãos”, remata. É apenas uma das pessoas que faz a ligação Sintra-Lisboa diariamente. “Muita gente, todos os dias, de manhã e à tarde”, conta Beti, 41 anos. Vai para o Rossio porque trabalha na hotelaria. São exemplos que José Luís Carneiro traz para o tema do dia. “São pessoas que não queremos pôr novamente no quarto dos fundos”, refere ao criticar as mudanças que o Governo quer fazer na lei laboral. “Não podemos andar para trás”, nem “atirar estas pessoas para a informalidade”, repete.

José Luís Carneiro evita desvios aos temas que define para o dia, mas não consegue fugir ao tema da véspera: a lei dos estrangeiros. Não teme um efeito negativo de ter ficado de fora do acordo. “O que faz forte os partidos é terem as prioridades certas”, explica. De boleia na viagem de comboio, José Luís Carneiro pede ainda explicações ao Governo sobre a CP. “Era importante que o Governo pudesse explicar o que é que quer dizer o ministro das Infraestruturas com a intenção de concessionar serviços da CP”, questiona.

Ao longo da viagem, Carneiro reuniu quatro candidatos. Para além de Mendes Godinho, a meio entrou Vitor Ferreira, atual presidente e recandidato à câmara da Amadora. Ana Sofia Antunes, candida a Oeiras, também fez parte da comitiva, que foi recebida no Rossio, em Lisboa, por Alexandra Leitão, candidata à câmara da capital.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8