page view

Carneiro defende em Guimarães feriado nacional no dia da Batalha de S. Mamede

Para o líder do PS, "é justo e é uma homenagem a quem hoje continua a fazer de Guimarães uma das cidades mais empreendedoras do País".

05 de outubro de 2025 às 19:51

O secretário-geral do PS defendeu este domingo que 24 de junho, dia da Batalha de S. Mamede, seja feriado nacional, considerando "uma homenagem" aos munícipes que fazem de Guimarães "uma das cidades mais empreendedoras do País".

"Eu quero dizer-vos que temos já um compromisso para o futuro. Em 2028 fará 900 anos sobre a Batalha de S. Mamede, que foi indutora daquilo que foi o fundamento primeiro da nacionalidade portuguesa e dizia o António Magalhães [antigo presidente da câmara], o Domingos Bragança [atual presidente da câmara] e agora o Ricardo Costa [candidato do PS] que é tempo de podermos dedicar um dia de feriado nacional ao dia da fundação do nosso País", disse.

José Luís Carneiro discursava esta tarde no comício autárquico do PS em Guimarães, que contou com uma atuação de Zé Amaro antes e depois das intervenções políticas, e defendeu do palco uma aspiração da autarquia liderada pelos socialistas.

Para o líder do PS, "é justo e é uma homenagem a quem hoje continua a fazer de Guimarães uma das cidades mais empreendedoras do País".

"Uma economia que cria riqueza a partir da inovação. Já aqui foi referenciado pelo Fernando Medina [ex-ministro do PS que este domingo se juntou à campanha] que a economia em que acreditamos para o País é uma economia baseada no conhecimento, baseada na inovação, baseada na criatividade", enalteceu.

Essa é a razão, segundo Carneiro, pela qual o PS acredita "no ensino, na educação, na qualificação das portuguesas e dos portugueses".

"Porque pessoas mais qualificadas, pessoas mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro são pessoas que contribuem para o desenvolvimento social, mas contribuem também para uma nova economia baseada no conhecimento", apontou.

O ex-ministro das Finanças Fernando Medina juntou-se este domingo, em Guimarães, à volta nacional do líder do PS e, no discurso que fez, criticou o Governo por ter uma agenda de retrocessos para o País.

D. Afonso Henriques venceu a batalha de S. Mamede em 24 de Junho de 1128.

A vitória, perto de Guimarães, abriu caminho para a independência do reino.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8