page view

"Contra valores de Israel": Netanyahu repreende ministro que publicou vídeo de ativistas amarrados

Ativistas da flotilha para Gaza surgem amarrados e forçados a ajoelhar-se.

20 de maio de 2026 às 17:37

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, criticou esta quarta-feira o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, por um , onde humilha ativistas da Flotilha Global Sumud detidos.

“Israel tem todo o direito de impedir que flotilhas provocativas de apoiadores terroristas do Hamas entrem nas nossas águas e cheguem a Gaza. No entanto, a forma como o ministro Ben Gvir lidou com os ativistas da flotilha não está em consonância com os valores e normas de Israel”, disse Netanyahu, numa publicação na rede social X, afirmando ainda que instruiu a deportação dos ativistas o "mais rápido possível".

Em qualquer outro cenário, o erro de Ben-Gvir poderia custar-lhe o cargo. No entanto, na prática, a desautorização de Netanyahu ao ministro não passou de um "puxão de orelhas" de aparências. Demitir Ben-Gvir, uma peça central do governo israelita, significaria derrubar o próprio primeiro-ministro. Restando a Netanyahu, assim, manter-se como refém político de quem repreendeu.

Por outro lado, somam-se críticas por toda a esfera política internacional. O , enquanto a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, exigiu "um pedido de desculpas" aos ativistas por uma "atitude inaceitável.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8