page view

Irão incentiva jovens a formarem "correntes humanas" junto a instalações energéticas antes dos ataques

'Convite' feito pelo secretário do Conselho Supremo da Juventude e da Adolescência do Irão tem hora marcada para as 14h00 (11h30 em Lisboa).

07 de abril de 2026 às 10:38

O secretário do Conselho Supremo da Juventude e da Adolescência do Irão, Alireza Rahimi, incentivou, esta terça-feira, os jovens do país a formarem "correntes humanas" junto a instalações energéticas que estão sob ameaça de ataques dos EUA e de Israel.

"Eu convido todos os jovens, atletas, artistas, estudantes, universitários e seus professores", afirmou Alireza Rahimi. "As usinas de energia, que são nossos ativos e capital nacional, independentemente de qualquer gosto ou ponto de vista político, pertencem ao futuro do Irão e à juventude iraniana", declarou, num vídeo difundido pela televisão estatal iraniana durante o noticiário.

O 'convite' tem hora marcada para as 14h00 (11h30 em Lisboa), horas antes do fim do prazo decidido pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, para que o Irão aceite reabrir o Estreito de Ormuz, sob ameaça de sofrer pesados ataques norte-americanos.

Recorde-se que o Irão rejeitou reabrir o Estreito de Ormuz em troca de um cessar-fogo temporário de 45 dias, estipulado num plano de paz entregue por mediadores do Paquistão na segunda-feira. Fontes iranianas transmitiram que o país não acredita que os Estados Unidos estejam prontos para a paz e o Ministério dos Negócios Estrangeiros declarou que as negociações são "incompatíveis com ultimatos e ameaças de cometer crimes de guerra".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8