Covid-19 atinge um dos últimos lugares não infectados do planeta
Kiribati regista surto de Covid-19 após dois anos fechado.
O arquipélago de Kiribati e várias outras pequenas nações do Pacífico estavam entre os últimos lugares do planeta a evitar surtos de Covid-19, graças às suas localizações remotas e controlos rígidos de fronteira. O país reabriu as fronteiras este mês e permitiu a saída de
Quando a Covid-19 se começou a espalhar pelo mundo, Kiribati fechou as fronteiras e garantiu que o vírus não chegava à costa por quase dois anos completos.
O país reabriu as fronteiras este mês e permitiu a saída de
O arquipélago de Kiribati e várias outras pequenas nações do Pacífico estavam entre os últimos lugares do planeta a evitar surtos de Covid-19, graças às suas localizações remotas e controlos rígidos de fronteira. Quando a Covid-19 se começou a espalhar pelo mundo, Kiribati fechou as fronteiras e garantiu que o vírus não chegava à costa por quase dois anos completos. O país reabriu as fronteiras este mês e permitiu a saída de
As autoridades testaram cada passageiro três vezes, exigiram que fossem vacinados contra a Covid e puseram-nos em quarentena com testes adicionais quando chegaram a casa. Apesar de todos os esforços, não conseguiram evitar que o vírus entrasse no território.
Mais de metade dos passageiros testaram positivo à Covid-19, que agora se espalhou pela comunidade e levou o governo a declarar estado de desastre. Os primeiros 36 casos positivos do voo aumentaram para 181 casos esta sexta-feira.
"De um modo geral, é inevitável. Chegará a todos os cantos do mundo", disse Helen Petousis-Harris, especialista em vacinas da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. "É uma questão de ganhar tempo suficiente para preparar e vacinar o maior número possível de pessoas."
Apenas 33% das 113 mil pessoas de Kiribati estão totalmente vacinadas, enquanto 59% tomaram pelo menos uma dose, de acordo com o site 'Our World in Data'.
A situação no país é especialmente preocupante dadas as limitações do sistema de saúde.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt