Marques Mendes admite ainda contar com Cavaco e Manuela Ferreira Leite na campanha

Candidato presidencial espera contar com as duas grandes figuras do PSD no encerramento da campanha na sexta-feira.

15 de janeiro de 2026 às 12:52
Marques Mendes defende que a sua candidatura tem a preocupação da defesa da estabilidade Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Partilhar

O candidato presidencial Luís Marques Mendes admitiu esta quinta-feira que ainda poderá contar com Cavaco Silva e Manuela Ferreira Leite no último dia de campanha e insistiu que "todos os seus adversários", incluindo Seguro, poderão gerar "ruído e instabilidade".

Debaixo de chuva, o candidato apoiado por PSD e CDS-PP manteve o contacto com a população previsto para Amarante, que classificou como "uma das terras mais bonitas de Portugal".

Pub

Num momento de perguntas e respostas à comunicação social, debaixo de um conjunto de guarda-chuvas, Mendes foi questionado se ainda espera contar na sexta-feira com mais figuras do PSD na sua campanha, como o antigo Presidente da República Cavaco Silva e antiga líder o PSD Manuela Ferreira Leite.

"Admito que sim. Não sei, mas admito que sim, só estou a admitir. Admito que sim, porque não gosto de estar a enganar ninguém", afirmou.

Já questionado se considera António José Seguro um candidato "dos extremos" - como afirmou na quarta-feira o primeiro-ministro -, Mendes escusou-se a responder diretamente, dizendo fazer apenas "a apologia" da sua candidatura.

Pub

"A minha candidatura, para além da questão da moderação e da experiência, tem uma outra preocupação, que isso sim não existe em nenhum dos outros candidatos, que é a preocupação da defesa da estabilidade. Todos os outros candidatos, de forma mais direta ou mais indireta, andam sempre ali com algumas ideias e algumas atitudes que criam ruído e que geram instabilidade", reiterou.

Perante a insistência se essas palavras se aplicam também ao candidato apoiado pelo PS, reiterou que encaixam em "todos os candidatos adversários".

"Quando saí do último debate até disse isto são dez candidatos preocupados com a instabilidade", insistiu.

Pub

Já à pergunta se houve algum apoio que gostaria de ter tido e não teve nesta campanha, respondeu negativamente, ressalvando que valoriza todos os que teve, "das pessoas mais conhecidas e menos conhecidas".

"Mas vou-lhe dizer, aquilo que me dá mais prazer mesmo é ver o apoio das pessoas anónimas na rua. Mesmo com chuva aqui, o apoio das pessoas na rua é de facto aquilo que mais me entusiasma", afirmou.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar