page view

André Ventura visitou fábrica em Chaves, mas acabou a fazer uma espécie de arruada

Candidato presidencial tem dito que quer afastar-se da campanha tradicional na sequência do mau tempo, mas a campanha acabou por ir ter com ele.

02 de fevereiro de 2026 às 14:58

No final da manhã fria desta segunda-feira, em Chaves, André Ventura visitou uma fábrica de madeiras, mas algumas dezenas de apoiantes trocaram as voltas ao candidato presidencial, que acabou a fazer uma espécie de arruada.

André Ventura tem dito que quer afastar-se da campanha tradicional na sequência do mau tempo, eliminando várias arruadas e jantares previstos da sua agenda, mas esta segunda-feira a campanha acabou por ir ter com ele.

A ação na zona industrial seria para mostrar que "o país continua a funcionar" e que "a economia não para", mas depois de dez minutos de visita o candidato gastou outro tanto a cumprimentar quem o aguardava, impacientemente numa das entradas da empresa.

Depois de ouvir as explicações do diretor de produção da empresa sobre a fábrica, André Ventura, que já tinha visto o aglomerado de apoiantes junto à entrada da empresa, acabou por se dirigir até eles, que gritavam pelo candidato e batiam palmas.

A confusão de câmaras e jornalistas que rodeavam o candidato enquanto apoiantes procuravam, a todo o custo, chegar junto de Ventura, levou a alguns gritos de protestos contra a comunicação social, sobretudo de uma mulher: "É inadmissível! É inadmissível! Tire isso daqui!".

"Vocês sabem o que eu acho do trabalho dos senhores [jornalistas], mas eles estão aqui a cobrir uma campanha eleitoral e estão a fazer o seu trabalho", disse o candidato, dirigindo-se à apoiante.

Apesar disso, a mulher continuava a criticar: "Eu respeito, mas o doutor Ventura vai para lá com os nossos votos, não é com os deles, porque a si eles esquartejam-no na televisão. Está a entender?"

"Eu sei, eu sei, Obrigado pelo seu apoio, mas temos que deixar fazer o trabalho deles, porque em democracia é assim", respondeu Ventura.

A mulher concordou e, já na despedida, fez um pedido e um agradecimento particular, que deixou Ventura sem jeito: "Ponha tudo no seu devido lugar -- nada mais - e bendita a mulher que o pariu, senhor doutor".

No resto da espécie de arruada junto à fábrica, enquanto o candidato ia distribuindo apertos de mão e beijinhos e acedendo a vários pedidos de 'selfies', foram-se ouvindo vários gritos: "Até os comemos!", "Isto é só ladrões!" e "A mama vai acabar".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8