Candidato considerou que desinvestimento é um reflexo das políticas "de abandono do interior" do país.
O candidato presidencial António Filipe alertou esta quarta-feira em Cuba, distrito de Beja, para o desinvestimento na ferrovia, considerando que é um reflexo das políticas "de abandono do interior" do país.
O candidato apoiado pelo PCP e pelo PEV foi à estação ferroviária de Cuba fazer uma declaração sobre o estado da ferrovia em Portugal, considerando que a "situação é inaceitável" e que é "um reflexo de um enorme desinvestimento" neste setor.
"Nós temos anúncios, mas ao mesmo tempo temos também adiamentos e, portanto, não estamos a verificar que haja uma vontade política a sério de reverter esta situação e é um reflexo de políticas de abandono no interior do país, que se traduzem em más acessibilidades, encerramento de serviços públicos, dificuldades para que as populações se possam fixar nos territórios e isso compromete o desenvolvimento equilibrado do país", salientou.
Por isso, justificou, que, na sua opinião, "fazia todo o sentido" vir a Cuba "alertar para este problema".
"E também deixar claro que são esses problemas concretos que dizem respeito ao dia-a-dia das populações que, do meu ponto de vista, deveriam estar no centro do debate político em torno das eleições presidenciais", defendeu.
António Filipe apontou que a linha ferroviária que passa em Cuba não está eletrificada , que tem havido um adiamento sucessivo na modernização desta linha "sabe-se lá para quando".
"E aquilo que vemos é que alguém que queira ir de comboio de Beja a Faro tem que apanhar uma automotora de Beja, depois passar aqui para Casa Branca, depois tem que apanhar um comboio de Casa Branca até a Pinhal Novo, e depois a Pilhão Novo é que apanham o intercidades para Faro e isto não pode ser", exemplificou.
Já em Aljustrel, António Filipe lembrou a luta dos mineiros e a carga de água da GNR a que assistiu numa campanha presidencial e voltou a insistir que a sua candidatura que dar centralidade aos trabalhadores.
"Portanto, ser a candidatura dos trabalhadores não é uma afirmação vã, tem que ver com o posicionamento desta candidatura e a centralidade que esta candidatura tem em termos políticos", realçou, durante uma sessão nas instalações do Sindicato dos Trabalhadores da Industria Mineira.
Depois de um dia em que por várias vezes foi desafiado a falar sobre uma desistência da sua candidatura, António Filipe falou sobre pressões.
"Nós agora temos visto aí algumas pressões (...) como há muitos candidatos de direita, bom, isto melhor é desistir de haver uma candidatura de esquerda e votar um candidato 'assim-assim', porque ainda há outros que são piores. Isto faz algum sentido?", comentou.
Para o ex-deputado comunista, "a esquerda tem de votar no candidato de esquerda, não é no candidato mais ou menos".
"Porque se nós abdicarmos do nosso direito de voto, abdicarmos das nossas convicções, estamos a desistir (...) Estamos a desistir de uma luta antes de a travar e não há razão nenhuma para desistir desta luta antes de a travar, porque estamos cá para afirmar uma candidatura de esquerda", referiu ainda, antes de partir para Beja, para um jantar com apoiantes.
Os 11 candidatos às eleições presidenciais de 18 de janeiro são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.
Esta é a 11.ª eleição, em democracia, desde 1976, para o Presidente da República.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.