page view

Dos esforços para votar nas presidenciais à suspeita de identidade roubada

Entre os exemplos positivos de incentivo ao voto, Oeiras disponibilizou 'pet sitting' em cinco locais. Pela negativa, eleitora nas Caldas da Rainha foi impedida de votar.

19 de janeiro de 2026 às 01:30

Numas eleições marcadas pela descida da abstenção, o CM destaca exemplos de incentivo na ida às urnas ou de perserverança na hora de votar. Em Oeiras, a câmara municipal disponibilizou 'pet sitting' em cinco assembleias de voto. "Enquanto exerce o seu direito de voto, o seu companheiro de quatro patas permanece em segurança, acompanhado por equipas preparadas para o acolher com tranquilidade e cuidado", justificou a autarquia.

No Consulado-Geral de Londres, houve quem viajasse durante mais de duas horas para votar. João e Patrícia Teodósio até se fizeram acompanhar do seu bebé recém-nascido. André Guerra e a companheira percorreram mais de 100 quilómetros desde Cambridge.

Porque nunca é tarde para exercer a cidadania, João Vieira votou pela primeira vez aos 38 anos. Fê-lo em Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel, que teve a mais alta taxa de abstenção do país nas Presidenciais de 2021- aliás, quatro dos cinco municípios mais abstencionistas nessas eleições eram açorianos.

Mas nem tudo correu bem. Uma eleitora das Caldas da Rainha viu-se impossibilitada de votar porque lhe disseram na secção de voto que o seu nome já havia sido descarregado dos cadernos eleitorais. "Apresentei o cartão de cidadão e quando foram para chamar o nome disseram que já tinha votado. Fiquei em choque", desabafa ao CM Margarida Custódio, de 56 anos. "Agora não sei se há duas pessoas com o mesmo cartão. Recomendaram-me a fazer queixa na polícia. Pode haver um clone e daí a minha grande preocupação”, conclui a cidadã, temendo um roubo de identidade.

O CM contactou o presidente da assembleia de voto e da união de freguesias. Nuno Aleixo confirmou a situação descrita e explicou que, perante a impossibilidade de na altura do escrutínio apurar as causas, foi dito à eleitora para fazer uma reclamação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8