“Isto é o início da nossa resposta”: EUA atacaram dezenas de alvos ligados ao Irão na Síria e no Iraque
Irão condenou “erro estratégico” mas não ameaçou retaliar.
Os EUA lançaram na madrugada deste sábado dezenas de ataques contra alvos ligados ao Irão na Síria e no Iraque, matando pelo menos 39 pessoas, no que dizem ser “o início da resposta” ao ataque que matou três militares norte-americanos na Jordânia, na semana passada.
Os ataques, que envolveram bombardeiros de longo alcance B-1 que partiram de bases nos EUA e mísseis de cruzeiro lançados por forças norte-americanas na região, atingiram pelo menos 85 alvos em oito regiões da Síria e do Iraque, incluindo centros de comando e de logística, depósitos de armas e munições e armazéns de ‘rockets’, mísseis e drones. O Pentágono diz que foram visadas posições dos Guardas da Revolução do Irão e de milícias aliadas pertencentes ao Eixo da Resistência.
“Este é o início da nossa resposta. Não procuramos um conflito no Médio Oriente ou em qualquer outro local, mas não toleraremos ataques contra as nossas forças”, disse o secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin.
O Irão condenou os ataques como “um erro estratégico” dos EUA que criará mais instabilidade e tensão, mas não ameaçou responder, enquanto o Iraque disse que terão “consequências desastrosas para a região”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt