page view

"O senhor fala de mais": Manifestante confronta Marcelo após declarações polémicas sobre a Palestina

Presidente da República disse esta sexta-feira ao chefe da missão diplomática da Palestina em Portugal que alguns palestinianos "não deviam ter começado" esta guerra com Israel.

05 de novembro de 2023 às 17:24
A carregar o vídeo ...

'O senhor fala de mais': Manifestante confronta Marcelo após declarações polémicas sobre a Palestina

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi confrontado este domingo por um grupo de manifestantes em frente ao Palácio de Belém após as declarações polémicas do chefe de Estado sobre a Palestina. 

"Devia ter vergonha. O senhor não é comentador, é o presidente de todos os portugueses. O senhor fala de mais", disse um dos manifestantes. 

Marcelo respondeu, referindo que Portugal condenou o ato terrorista, mas que era a favor de um estado palestiniano. 

Quando questionado se existe um genocídio na Faixa de Gaza, o Presidente da República realçou que "ainda não tinha havido qualquer resposta ao ataque e já dizia que tem de se respeitar o direito humanitário".

"Até dizia mais: uma democracia tem de atuar no quadro da democracia, mesmo em tempos de guerra", assinalou, após ter sido criticado por diversos manifestantes por ter dito, na sexta-feira, ao chefe da missão diplomática da Palestina em Portugal que alguns palestinianos "não deviam ter começado" esta guerra com Israel, aconselhando-os a serem moderados e pacíficos.

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou hoje que "a posição portuguesa é a mesma e será a mesma".

"Estamos e estaremos firmes, atrás do engenheiro Guterres e da posição que tem tomado, que é a posição das Nações Unidas, que votámos ainda agora na última resolução - em que houve 120 a favor, 47 abstenções e 14 votos contra apenas - em que muitos países da EU, mas Portugal sempre esteve ao lado da posição, que é: há direito a haver um Estado palestiniano", sublinhou.

Recorde-se que na sexta-feira, o Presidente da República disse ao chefe da missão diplomática da Palestina em Portugal que alguns palestinianos "não deviam ter começado" esta guerra com Israel e aconselhou-os a serem moderados e pacíficos.

"Desta vez foi alguém do vosso lado que começou. Não deviam", disse o chefe de Estado português, num diálogo com Nabil Abuznaid, em inglês, durante uma visita ao Bazar Diplomático, no Centro de Congressos de Lisboa.

No fim da conversa, o chefe da missão diplomática da Palestina em Portugal mostrou-se desapontado com as palavras de Marcelo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8