page view

Agência da ONU apoiou um milhão de pessoas em Gaza durante cessar-fogo

Projeto apelou a que Israel abra mais passagens para permitir uma maior distribuição de bens.

04 de novembro de 2025 às 17:40

O Programa Alimentar Mundial (PAM), que distribuiu comida a cerca de um milhão de pessoas na Faixa de Gaza desde o início do cessar-fogo, pediu esta terça-feira a Israel que abra mais passagens fronteiriças.

Segundo esta agência das Nações Unidas, o número de pessoas assistidas ficou abaixo da meta de 1,6 milhões devido às restrições de acesso e à falta de pontos de distribuição. Atualmente, existem apenas 44 centros ativos, quando o plano previa 145.

O PAM indicou que 700 mil pessoas receberam pão e quase 200 mil tiveram acesso a pagamentos de emergência para comprar bens essenciais. Mais de 150 mil mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de cinco anos receberam suplementos nutricionais.

O cessar-fogo inclui medidas para aumentar o fluxo de ajuda humanitária, depois de a ONU ter declarado em agosto a situação de fome em Gaza, provocada pelo bloqueio israelita e pela ofensiva militar.

A organização alertou que apenas duas passagens fronteiriças permanecem abertas, o que "limita fortemente" a entrada de ajuda e dificulta o acesso à zona norte do enclave palestiniano, sem qualquer ponto de entrada direto no território.

O cessar-fogo, iniciado no dia 10 de outubro, tem como objetivo pôr fim a dois anos de guerra no Médio Oriente, desencadeada pelo ataque de 07 de outubro de 2023 do Hamas a Israel, no qual 1.200 pessoas foram mortas e mais de duas centenas raptadas.

Em dois anos de guerra, cerca de 68.800 mil palestinianos foram mortos na Faixa de Gaza, segundo dados confirmados pela ONU.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8