page view

Conhecida a identidade de dois dos quatro reféns mortos entregues pelo Hamas

Divulgação de outras duas identidades está pendente de autorização das famílias.

14 de outubro de 2025 às 15:57

As forças israelitas já identificaram os corpos dos quatro reféns mortos durante o cativeiro em Gaza. De acordo com a imprensa israelita, duas das identidades dos reféns foram tornadas públicas, ao passo que outras duas permanecem por conhecer, estando pendente de autorização das famílias.

Os reféns cujas identidades foram reveladas são Guy Illouz, de 26 anos, e Bipin Joshi, de 24. Guy Illouz foi levado do festival de música Nova a 7 de outubro de 2023, durante o ataque do Hamas. Bipin Joshi, de nacionalidade nepalesa, tinha chegado a Israel um mês antes do ataque para estudar agricultura. Acabou por ser levado do kibbutz onde se encontrava, perto da fronteira entre Israel e Gaza.

Segundo as IDF, Joshi terá sido morto pelo Hamas logo nos primeiros meses da guerra. Já Ilouz terá sucumbido a ferimentos que susteve durante o ataque de 7 de outubro e que não tiveram cuidados médicos apropriados.

Recorde-se de que, para além destes quatro, permanecem por entregar outros 24 cadáveres de reféns que morreram durante os dois anos de conflito em Gaza. Segundo o acordo de cessar-fogo, a entrega deveria ter acontecido até esta segunda-feira, mas tal não se verificou. O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas de Israel, constituído por voluntários e membros das famílias dos reféns raptados, já veio afirmar que não quer que o cessar-fogo siga para a próxima fase até que esta parte do acordo seja cumprida, e que não irão "descansar até que todos os 24 reféns regressem a casa".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8