Correio da Manhã
JornalistaNa manhã de sábado, 7 de outubro de 2023, Israel acordou em alerta, após um ataque surpresa desencadeado pelo grupo islâmico Hamas, com recurso a foguetes disparados da Faixa de Gaza.
As sirenes em cidades como Telavive e Beersheba começaram a ser ouvidas, enquanto múltiplos palestinianos armados rompiam muros controlados por Israel e entravam em solo israelita.
Além de terem provocado milhares de mortes, os palestinianos fizeram mais de 200 reféns.
O primeiro-ministro israelita reagiu rapidamente e declarou "guerra" ao Hamas.
"Estamos em guerra. Não numa operação. Não são rondas de combates. É uma guerra", disse Benjamin Netanyahu.
Também o Líbano e Israel estão sob uma crescente tensão, com o aumento de ataques aéreos e vários mortos e feridos. O Hezbollah apoiou a luta do Hamas e prometeu guerra a Israel.
Artilharia do Hezbollah atingiu Metula no norte de Israel
O Hezbollah reclamou ter atingido forças israelitas em Metula, no norte de Israel, depois de o exército de Israel ter anunciado durante a noite que tinha iniciado "operações terrestres limitadas" no sul do Líbano.
O movimento apoiado pelo Irão afirmou ter usado obuses e foguetes de artilharia contra "tropas inimigas" em Metula, norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano.
Entretanto, o Exército israelita confirmou que foram disparados projéteis do Líbano para o norte de Israel, após ter sido anunciado o início de "ataques terrestres limitados" contra o movimento Hezbollah (Partido de Deus).
Lusa
Seguir Autor:
Pelo menos sete mortos em novo ataque israelita a uma escola em Gaza
Pelo menos sete pessoas morreram num novo ataque israelita contra uma escola que acolhe palestinianos deslocados na cidade de Gaza, no norte da Faixa, confirmou o porta-voz da Defesa Civil de Gaza, Mahmud Basal.
O centro, identificado como escola Shejaiya, está localizado no bairro de Tufah e é gerido pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA).
O exército israelita confirmou o ataque horas depois, dizendo que foi dirigido contra um "centro de comando" do Hamas, utilizado por militantes palestinianos para planear e executar ataques contra as tropas.
Lusa
Seguir Autor:
Israel apela civis a evitarem conduzir até ao sul do rio Litani no Líbano
O exército israelita apelou para que os civis libaneses não conduzirem para sul do rio Litani até ser dada uma nova indicação.
"Os combates no sul do Líbano são intensos e os agentes do Hezbollah estão a utilizar o ambiente civil e a sua pessoa como escudo humano para se organizarem para levar a cabo ataques", afirma o coronel Avichay Adraee, porta-voz das IDF em árabe, no X.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Israel confirma "intensos combates" contra o Hezbollah
As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram, esta terça-feira, que decorrem "intensos combates" no sul do Líbano contra o Hezbollah.
As operações no Líbano tiveram início na segunda-feira à noite e envolveram a 98ª divisão de elite das IDF, que foi destacada para a frente norte há duas semanas, vinda de Gaza, onde lutava há meses contra o Hamas.
A força aérea e a artilharia apoiaram as tropas terrestres em "ataques terrestres limitados, localizados e direcionados" contra as aldeias do Hezbollah no sul do Líbano, que representavam "uma ameaça imediata para as comunidades israelitas no norte de Israel", explica o jornal The Times of Israel.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Israel divulga imagens dos ataques realizados no Líbano. Instalações do Hezbollah e infraestruturas militares atingidas
Israel divulgou, esta terça-feira, imagens dos ataques noturnos efetuados em Beirute, no Líbano, após dar início a uma operação em grande escala contra o grupo xiita Hezbollah.
De acordo com o exército, os ataques tiveram como alvo várias instalações do Hezbollah, incluindo instalações de produção de armas e outras infraestruturas militares.
"A organização terrorista Hezbollah constrói intencionalmente as suas instalações militares e de produção de armas sob o coração de Beirute e instala-as em centros populacionais da cidade", lê-se numa nota partilhada no X.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
EUA apoiam ataques terrestres contra Hezbollah no sul do Líbano
O secretário da Defesa dos Estados Unidos defendeu a "necessidade de desmantelar a infraestrutura de ataque" do movimento xiita Hezbollah, após Israel ter lançado ataques terrestres "limitados, localizados e direcionados" no sul do Líbano.
Lusa
Seguir Autor:
Governo libanês diz que ataques israelitas causaram 95 mortos
Pelo menos 95 pessoas morreram nos ataques israelita de segunda-feira em todo o Líbano, disse o Ministério da Saúde libanês.
"Os ataques inimigos israelitas mataram 95 pessoas e feriram 172 nas últimas 24 horas", referiu o ministério, em comunicado.
Entre os mortos estão três membros de um grupo palestiniano, o líder do Hamas no Líbano e um soldado libanês, de acordo com o relatório diário publicado pelo Ministério da Saúde libanês.
Israel confirma que já iniciou incursão terrestre no Líbano
As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram, na madrugada desta terça-feira, que iniciaram uma incursão terrestre no Líbano, de seu nome "Setas do Norte". O anúncio foi feito a rede social X.
"De acordo com a decisão dos círculos políticos, há algumas horas, as IDF começaram raides terrestres limitados, localizados e com alvos claros", pode ler-se no comunicado, em que adiantam ainda que seguem "um plano metódico" e que terão o apoio da Força Aérea e da Artilharia para levar a cabo "ataques precisos".
A operação terrestre no norte do país vai desenvolver-se em paralelo com a continuação da ofensiva em Gaza.
Hezbollah diz ter atingido tropas israelitas "em movimento" na fronteira
O Hezbollah visou hoje à noite soldados israelitas "em movimento" perto da fronteira libanesa, revelou fonte próxima do movimento xiita libanês, citado pela agência France-Presse (AFP).
Esta fonte garantiu que tinha "alvejado soldados inimigos que se deslocavam em terrenos em frente a Adaisseh e Kfarkila", sem especificar se estavam na fronteira.
O grupo xiita libanês emitiu também um comunicado hoje à noite, afirmando que o alvo dos seus ataques eram as tropas israelitas estacionadas na fronteira, embora ainda não tenha havido relatos de qualquer incursão terrestre
acontecimentos anteriores
Beirute pede ajuda à ONU para socorrer um milhão de deslocados
O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, apelou esta terça-feira às Nações Unidas para prestarem ajuda a "um milhão" de deslocados na sequência dos ataques israelitas contra o Líbano.
Mikati sublinhou que o Líbano enfrenta uma das fases mais perigosas da história do país.
"Cerca de um milhão de pessoas estão deslocadas em consequência da guerra devastadora de Israel contra o Líbano", disse Mikati citado pela agência noticiosa oficial libanesa.
Lusa
Seguir Autor:
ONU pede 400 milhões de dólares de ajuda aos deslocados do Líbano
A ONU disse esta terça-feira que são necessários mais de 400 milhões de dólares (358 milhões de euros) de ajuda urgente para as centenas de milhares de deslocados, na sequência dos ataques israelitas no Líbano.
As Nações Unidas lançaram o apelo sobre a ajuda aos deslocados de guerra após uma reunião, hoje, com o primeiro-ministro libanês, em Beirute.
"O primeiro-ministro, Najib Mikati, e o coordenador humanitário [das Nações Unidas] para o Líbano, Imran Riza, lançaram um apelo de emergência no valor de 426 milhões de dólares para mobilizar recursos urgentes para os civis afetados pelo agravamento do conflito que conduziu a uma crise humanitária no Líbano", refere um comunicado difundido pela ONU.
Lusa
Seguir Autor:
Sirenes antimíssil soaram no centro de Israel
As sirenes de alerta de ataques com mísseis soaram hoje no centro de Israel depois de ter sido noticiado que tinham sido disparados projéteis do Líbano contra território israelita.
"As sirenes soaram no centro de Israel na sequência do disparo de projéteis a partir do Líbano", declarou o Exército israelita em comunicado.
Em Telavive, um jornalista da Agência France Presse ouviu explosões que poderiam ser a interceção de projéteis pelo sistema antimíssil de Israel.
Lusa
Seguir Autor:
41.638 palestinos morreram na ofensiva de Gaza desde 7 de outubro
Segundo a Reuters, mais de 41 638 palestinianos foram mortos e 96 460 ficaram feridos na ofensiva militar israelita em Gaza desde 7 de outubro. A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo Ministério da Saúde de Gaza.
Forças armadas de Israel incentivam os residentes de mais de 20 cidades do sul do Líbano a evacuar imediatamente
As forças armadas israelitas aconselharam, esta terça-feira, os residentes de mais de 20 cidades do sul do Líbano a evacuar imediatamente.
Segundo, The Times of Israel, as declarações foram partilhadas pelo porta-voz das FDI, Avichay Adraee, no "X".
A declaração surge depois de Israel ter anunciado esta terça-feira o início de operações terrestres limitadas contra o grupo terrorista Hezbollah no Líbano.
Exército israelita divulga vídeo dos preparativos para operação terrestre no Líbano
Imagens divulgadas esta terça-feira pelo Exército israelita mostram a 98.ª Divisão a preparar-se para a operação, que consiste em "ataques terrestres limitados, localizados e direcionados" contra o Hezbollah em aldeias do sul do país.
Israel ataca três estações de radar antiaéreo no sul da Síria
Segundo a Reuters, Israel atacou esta terça-feira pelo menos três estações de radar antiaéreo no sul da Síria, incluindo uma estacionada num aeródromo militar.
Forças armadas de Israel preparam quatro brigadas para missões
O Exército israelita anunciou esta terça-feira a convocação de mais quatro brigadas da reserva que serão destacadas no norte do país, após ter lançado uma ofensiva terrestre contra posições do movimento xiita armado Hezbollah no sul do vizinho Líbano.
"Esta medida permitirá prosseguir as atividades da operação contra a organização terrorista Hezbollah e alcançar os objetivos operacionais, nomeadamente o regresso em segurança dos habitantes do norte de Israel às suas casas", declarou o Exército em comunicado.
O comunicado não fornece quaisquer pormenores sobre as novas brigadas que serão destacadas para o norte de Israel.
Casa Branca acredita que Irão está a preparar ataque iminente de mísseis balísticos contra Israel
A Casa Branca avançou, esta terça-feira, que acredita que o Irão está a preparar um ataque iminente com mísseis balísticos contra Israel.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
A.L.
JornalistaSeguir Autor:
Turquia colabora com 20 países nos preparativos para a evacuação do Líbano
Segundo a Reuters, o Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou esta terça-feira que as condições de segurança no Líbano podem deteriorar-se, uma vez que Israel lançou uma incursão terrestre no sul do Líbano, e acrescentou que foi criado um centro de coordenação para tratar dos pedidos de evacuação, em conformidade com os planos feitos pelas instituições turcas.
"As orientações para a evacuação de cidadãos estrangeiros através do nosso país foram igualmente definidas, estando a ser efectuados os preparativos necessários com cerca de 20 países que solicitaram apoio até ao momento", afirmou.
Irão deverá atacar Israel com mísseis balísticos que podem atingir alvos em 12 minutos
Um repórter da Axios afirmou esta terça-feira que o Irão deverá atacar Israel com mísseis balísticos que podem atingir alvos em 12 minutos. Acrescentou ainda que Israel deve escolher mísseis em detrimento dos drones ou mísseis de cruzeiro, uma vez que que demoram menos tempo no momento do ataque.
Forças israelitas realizaram ataques no Líbano durante meses
As forças israelitas têm vindo a realizar incursões no sul do Líbano há meses, descobrindo túneis do Hezbollah e esconderijos de armas debaixo de casas e planos de invasão do grupo, disse o porta-voz militar israelita Daniel Hagari na terça-feira.
Hagari disse que os pormenores estavam a ser desclassificados, horas depois de Israel ter anunciado uma operação terrestre contra o Hezbollah, apoiado pelo Irão, no sul do Líbano.
Dezenas de operações deste tipo revelaram planos pormenorizados do Hezbollah para entrar em Israel e levar a cabo um ataque semelhante ao que o grupo militante palestiniano Hamas levou a cabo no sul de Israel em 7 de outubro do ano passado.
"Os nossos soldados entraram nas infra-estruturas subterrâneas do Hezbollah; expuseram os esconderijos de armas do Hezbollah e apreenderam e destruíram as armas, incluindo armas avançadas de fabrico iraniano", afirmou Hagari.
KLM e Lufthansa prolongam suspensão de voos
A companhia neerlandesa KLM anunciou hoje o prolongamento da suspensão dos seus voos para Israel até ao final do ano, enquanto a alemã Lufthansa prolongará a suspensão dos voos para Beirute até 30 de novembro.
"Tendo em conta a situação na região, decidimos prolongar a suspensão dos voos para Telavive até ao final do ano", declarou a porta-voz da KLM, Elvira van der Vis.
Em agosto, a KLM tinha anunciado a suspensão dos seus voos para Israel até 26 de outubro.
Por seu turno, a Lufthansa também decidiu prolongar a suspensão dos seus voos para Telavive até 31 de outubro, sendo que manteve a suspensão dos seus voos para Teerão até 14 de outubro.
"Tendo em conta a situação atual, o Grupo Lufthansa adapta mais uma vez o seu programa de voos", disse a grupo de aviação num comunicado.
Simultaneamente, a sua filial suíça Swiss anunciou a suspensão dos seus voos de e para Telavive até 31 de outubro.
Todos os voos de e para Beirute, inicialmente suspensos até 26 de outubro, serão cancelados até 30 de novembro.
O Grupo Lufthansa, que inclui também a Austrian Airlines e a Brussels Airlines, alterou várias vezes o seu horário de voos nos últimos meses devido ao aumento das tensões no Médio Oriente, tal como outras companhias aéreas.
Esta última atualização surge numa altura em que Israel está a levar acabo uma operação militar por terra e ar no Líbano.
Na segunda-feira à noite, o grupo Air France-KLM anunciou a suspensão dos voos da Air France e da Transavia para Beirute e Telavive a partir de Paris, pelo menos até 08 de outubro, "devido à situação de segurança no destino".
A retoma dos voos para Beirute, suspensos em 18 de setembro, e para Telavive, retomados em 21 de setembro após uma interrupção de três dias, "continuará sujeita a uma avaliação da situação no terreno", declarou o grupo Air France-KLM num comunicado de imprensa.
Tiroteio em Telavive faz várias vítimas
A polícia israelita informou que um tiroteio em Jaffa, perto de Telavive, fez esta terça-feira "várias vítimas".
De acordo com a Reuters, indícios iniciais apontam para um ato terrorista.
Militares israelitas afirmam que já estão a ser lançados mísseis do Irão contra Israel
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que o Irão "lançou mísseis contra o Estado de Israel" e apelou à população para procurar abrigos.
"Há pouco tempo, foram lançados mísseis do Irão contra o Estado de Israel", divulgou o exército israelita pouco depois das 19h30 locais (menos duas horas em Lisboa).
"Nos últimos minutos, o Comando da Frente Interna distribuiu instruções para salvar vidas em várias zonas do país. Pede-se ao público que siga as orientações do Comando da Frente Interna. Ao ouvir uma sirene, deve entrar num espaço protegido e aí permanecer até nova ordem", pediram as FDI, num comunicado.
Biden diz que os EUA estão preparados para ajudar Israel a defender-se dos ataques do Irão
O presidente norte-americano Joe Biden disse, esta terça-feira, que os Estados Unidos estavam preparados para ajudar Israel a defender-se dos ataques de mísseis iranianos e para proteger os militares americanos na região.
"Discutimos como os Estados Unidos estão preparados para ajudar Israel a se defender contra esses ataques e proteger o pessoal americano na região", disse Biden no X sobre uma reunião realizada com a vice-presidente Kamala Harris e a equipe de segurança nacional da Casa Branca no início do dia.
Impunidade de Netanyahu choca e "deve ser parado"
A relatora especial da ONU para a Palestina, Francesca Albanese, lamentou hoje a "impunidade" do primeiro-ministro israelita nos conflitos no Médio Oriente, defendendo que Benjamim Netanyahu "deve ser parado", apesar do apoio norte-americano e "braços cruzados" da Europa.
Em entrevista à agência Lusa por telefone, Albanese frisou antes de partir para Portugal, que visita a partir de quarta-feira, que a situação no Médio Oriente, sobretudo na Palestina e agora no Líbano, é "trágica" lamentando o apoio financeiro e militar dos EUA a Israel e a "ausência total" de uma Europa "que se mantém de braços cruzados".
"Se esta forma de conduzir a guerra -- de usar de forma absurda bombardeamentos pesados e ataques militares desproporcionados que visam um militante e matam centenas de civis -- for aceite, esta será a nova forma de conduzir as guerras. Agora, no Líbano, Israel está a aplicar o mesmo manual, dizendo que todos os libaneses que morreram são escudos humanos ou danos colaterais", acrescentou.
Quatro mortos e sete feridos em ataque a tiro em Israel
Quatro pessoas foram mortas e sete ficaram feridas esta terça-feira depois de um ataque a tiro em Jaffa, em Israel.
Segundo a Reuters, as autoridades de Israel avançaram que dois atiradores foram neutralizados no seguimento dessa operação.
Irão lançou cerca de 200 mísseis contra Israel
O Irão lançou cerca de 200 mísseis contra Israel, esta terça-feira, diz rádio do exército israelita, citada pela Reuters.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Autoridade dos aeroportos de Israel diz que não há partidas ou chegadas em todos os aeroportos do país
Segundo a Reuters, as autoridades dos aeroportos de Israel cancelaram, esta terça-feira, todas as chegadas e partidas dos aeroportos do país.
Exército israelita garante que explosões são de mísseis iranianos intercetados
O exército israelita adiantou hoje que o Irão continua a disparar mísseis contra Israel, mas garantiu que as explosões que estão a ser ouvidas no país são provenientes de interceções de mísseis, cujos fragmentos acabam por cair no território.
"O ataque do Irão continua. Pedimos-vos que permaneçam num espaço protegido até novas ordens. As explosões que estão a ouvir são de interceções ou projéteis caídos. O sistema de defesa aérea está atualmente a identificar e a intercetar os lançamentos", lê-se numa nota das Forças de Defesa de Israel (FDI).
Mais cedo, as FDI anunciaram que o Irão "lançou mísseis contra o Estado de Israel" e apelou à população para procurar abrigos.
Guarda Revolucionária do Irão reivindica ataque com mísseis contra Israel
A Guarda Revolucionária do Irão anunciou hoje ter efetuado um ataque com mísseis contra Israel em represália pelas mortes do líder político do movimento islamita palestiniano Hamas, Ismail Haniye, e do secretário-geral da milícia xiita libanesa Hezbollah, Hassan Nasrallah.
"Em resposta ao martírio de Haniye, de Hassan Nasrallah e do mártir [Abbas] Nilforushan (ex-comandante da Guarda Revolucionária iraniana morto na sexta-feira Beirute), atacámos o coração dos territórios ocupados", declarou num comunicado divulgado pela agência noticiosa estatal ISNA.
Este anúncio surge depois de o exército israelita ter informado que tinham sido disparados mísseis do Irão, pouco depois das 19h30 locais (menos duas horas em Lisboa), e ordenado à população para procurar abrigo.
Israel avisa que ataque terá consequências
O porta-voz militar israelita, Daniel Hagari, advertiu hoje que "haverá consequências" do ataque iraniano, que envolveu o lançamento de mísseis balísticos sobre Israel, mas intercetados pelo sistema de defesa antiaérea.
"Estamos em alerta máximo defensiva e ofensivamente, vamos proteger os cidadãos de Israel. Este disparo [de mísseis] terá consequências. Temos planos e atuaremos no momento e no local que escolhermos", disse o contra-almirante.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram ter intercetado um grande número de mísseis disparados pelo Irão contra o país, acrescentando ter detetado alguns "impactos" durante o ataque.
Lusa
Seguir Autor:
Guterres condena ataque do Irão: "Isto tem que acabar"
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o "alargamento do conflito no Médio Oriente, com escalada após escalada".
"Isto tem de acabar. Precisamos absolutamente de um cessar-fogo", afirmou Guterres esta terça-feira.
Israel declara que ataque do Irão já acabou e diz que cidadãos podem abandonar abrigos
O exército israelita declarou na terça-feira que o ataque de mísseis do Irão terminou e que as pessoas podiam abandonar os abrigos antiaéreos.
"Na sequência da avaliação da situação, foi decidido que é agora permitido abandonar os espaços protegidos em todas as zonas do país", declarou em comunicado.
Exército da Jordânia atento a alastrar do conflito
O exército da Jordânia defende que as suas forças estão prontas para "enfrentar tentativas quem ameacem a segurança do reino".
Israel reabre espaço aéreo após ataque do Irão
Israel reabriu hoje à noite o seu espaço aéreo, após um ataque iraniano com mísseis que fez soar alarmes em todo o país, indicou uma porta-voz da Autoridade Aeroportuária israelita.
A reabertura ocorreu poucos minutos depois do fim do ataque, embora as companhias aéreas ainda demorem cerca de meia hora a retomar as operações, explicou a porta-voz.
No total, o espaço aéreo israelita esteve encerrado durante cerca de uma hora.
80% dos mísseis atingem alvos, dizem os iranianos
A televisão estatal iraniana diz que 80% dos mísseis lançados contra Israel atingiram os alvos.
Defesa aérea israelita abate dezenas de drones
As defesas aéreas israelitas abateram dezenas de mísseis iranianos que sobrevoavam a Síria na terça-feira, disseram fontes do exército sírio à Reuters.
Ministra alemã dos Negócios Estrangeiros condena ataque iraniano
A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, condenou o ataque de mísseis iranianos contra Israel nos "termos mais fortes possíveis", afirmando que o Irão deve parar imediatamente o ataque.
"Avisámos urgentemente o Irão sobre esta perigosa escalada. O Irão tem de parar imediatamente com este ataque. Está a conduzir a região para a beira do abismo", afirmou Baerbock numa publicação na plataforma social X.
Grupo iraquiano avisa EUA
O grupo da resistência iraquiana afirma que as bases dos Estados Unidos da América no Iraque serão um alvo a abater se os EUA se juntarem na resposta ao Irão ou utilizaram o espaço aéreo iraquiano.
Primeiro-ministro britânico falou com Netanyahu e com o rei da Jordânia
Militares israelitas ordenam encerramento de zona militar
O exército israelita ordenou o encerramento de uma nova área militar na região de Dovov, Tivbon e Malkia, no norte de Israel, informou na terça-feira.
A entrada nesta área é estritamente proibida, acrescentou o exército israelita num comunicado.
Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne amanhã para discutir ataque do Irão
Hamas elogia ataque iraniano em Israel
O Hamas elogiou os ataques com mísseis iranianos que vingaram as mortes do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, do líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, e do general de brigada Abbas Nilforoushan.
"Felicitamos o heroico lançamento de mísseis, em vastas áreas dos nossos territórios ocupados, em resposta aos contínuos crimes da ocupação contra os povos da região e em retaliação pelo sangue derramado pelos nossos mártires heroicos", escreveram.
Israel diz que matou comandante do Hezbollah no Líbano
As forças armadas israelitas disseram que mataram em Beirute Al-Faqar Hanawi, comandante da divisão Imam Hussein - um grupo ligado ao Hezbollah com base na Síria - paralelamente à morte de Muhammad Jaafar Qasir, um comandante responsável pelas transferências de armas do Irão e dos seus afiliados para o grupo armado libanês Hezbollah.
Oficiais iranianos dizem que avisaram os EUA e a Rússia antes do ataque
Livre pede que Governo português defenda cessar-fogo imediato
O Livre apelou hoje ao Governo português para que se posicione "veementemente do lado da exigência de um cessar-fogo imediato" entre o Líbano e Israel, "que permita às pessoas regressar a casa e dê à diplomacia espaço para funcionar".
Em comunicado, o partido escreve que "na semana passada, Israel lançou uma ofensiva contra o Líbano, resultando na morte de mais de 700 civis, e com mais de meio milhão de pessoas do sul" daquele país a serem "forçadas a abandonar as suas casas".
"Estes ataques contra o país estão em violação de todas as leis internacionais, e optam por fazer da população libanesa um dano colateral, que nem o anunciado objetivo desta ação - eliminar a liderança do Hezbollah - pode justificar", é defendido.
Para o Livre, o alastrar deste conflito - "condição de sobrevivência política de Benjamin Netanyahu [primeiro-ministro israelita] e dos seus parceiros de governo de extrema-direita" - terá "consequências trágicas" para a região, nomeadamente para as populações civis, tanto no Líbano como em Israel.
"É com enorme preocupação que assistimos, nas últimas 24 horas, ao início de uma «incursão terrestre limitada» (que, não consentida, configura uma invasão!) no sul do Líbano por parte do exército israelita que só irá servir para alastrar o conflito a toda a região", lê-se no comunicado.
Israel diz que 180 projéteis penetraram no país disparados pelo Irão
As Forças de Defesa de Israel (FDI) adiantaram hoje à agência Efe que entraram "aproximadamente 180 projéteis" em território israelita durante o ataque do Irão, sem registo de vítimas até agora.
Irão diz que atingiu três bases militares israelitas
Os guardas revolucionários do Irão afirmam ter atingido três bases militares israelitas no ataque com mísseis.
Israel diz que vai continuar com "ataques poderosos"
A imprensa israelita diz que a Força Aérea local avançou que vão continuar a levar a cabo "ataques poderosos" durante esta noite no Médio Oriente.
Casa Branca diz que Biden está a acompanhar todas as evoluções do conflito no Médio Oriente
Missão da ONU no Irão diz que EUA não foram avisados
O Irão não avisou previamente os Estados Unidos do seu ataque a Israel na terça-feira, disse a missão do Irão nas Nações Unidas em Nova Iorque.
"Não foi dado qualquer aviso aos Estados Unidos antes da nossa resposta. No entanto, um aviso sério foi emitido depois", disse a missão iraniana num comunicado.
Três mil brasileiros pedem para sair do Líbano com operão a começar no fim de semana
Cerca de três mil brasileiros no Líbano mostraram interesse em serem repatriados, numa operação de resgate que deverá iniciar-se com o primeiro voo no próximo fim de semana, disse hoje à Lusa fonte da diplomacia brasileira.
No início da semana passada, o Ministério das Releções Exteriores do Brasil abriu uma consulta à comunidade brasileira no Líbano para saber do interesse em serem incluídos numa eventual operação de repatriamento para o Brasil.
"Três mil pessoas pediram para serem incluídas nessa operação", num processo que continua aberto mediante a "situação vá evoluindo no terreno", explicou à Lusa a fonte diplomática brasileira.
Blinken afirma que ataque do Irão é totalmente inaceitável e deve ser condenado
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, considerou hoje o ataque do Irão contra Israel "totalmente inaceitável", acrescentando que "o mundo inteiro" deve condenar a ação de Teerão.
"Os primeiros relatórios sugerem que Israel, com o apoio ativo dos Estados Unidos e de outros parceiros, frustrou efetivamente este ataque", destacou, referindo que o Irão terá disparado cerca de "200 mísseis balísticos".
"Demonstrámos mais uma vez o nosso compromisso com a defesa de Israel", frisou, numa breve declaração aos jornalistas.
Líder supremo do Irão afirma que "a vitória pertence aos defensores da justiça"
O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, afirmou hoje que "a vitória pertence aos defensores da justiça", durante um ataque com mísseis a Israel, em resposta ao assassínio dos líderes políticos dos movimentos islamitas palestiniano Hamas e libanês Hezbollah.
"A vitória pertence aos defensores da justiça. #Irão #Haniyeh #Nasrallah", escreveu, na conta da rede social X em espanhol da autoridade política e religiosa máxima do Irão.
A mensagem foi acompanhada de um vídeo em que o ayatollah Khamenei estava acompanhado por Haniyeh, Nasrallah e Qasem Soleimani, o antigo general responsável pela Força Quds dos Guardas Revolucionários Iranianos (IRGC), morto no Iraque pelos Estados Unidos em 2020.
Reino Unido dá apoio a Israel após ataque iraniano mas pede cessar-fogo
O Reino Unido condenou hoje o ataque do Irão a Israel, ao qual o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer manifestou apoio, ao mesmo tempo que reiterou a urgência de cessar-fogo no Líbano e na Faixa de Gaza.
Numa conversa com o homólogo israelita, Benjamin Netanyahu, esta tarde, que coincidiu com o ataque do Irão a Israel, Starmer "condenou "veementemente" o disparo de mísseis sobre território israelita.
Segundo um comunicado, o primeiro-ministro britânico "manifestou o firme empenho do Reino Unido na segurança de Israel e na proteção dos civis", ao mesmo tempo que "sublinhou igualmente a importância de um cessar-fogo no Líbano para dar espaço a uma solução política em conformidade com a Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas".
Netanyahu diz que Irão cometeu um "grande erro e vai pagar por isso"
O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu afirmou que o ataque do Irão contra Israel, desta terça-feira, falhou e prometeu retaliação, avança a Reuters.
"O Irão cometeu um grande erro esta noite - e vai pagar por isso", disse no início de uma reunião de segurança política.
"O regime do Irão não compreende a nossa determinação em nos defendermos e a nossa determinação em retaliar contra os nossos inimigos", acrescentou
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Ataque do Irão a Israel celebrado nas ruas de Beirute
O ataque do Irão hoje contra Israel foi celebrado nas ruas de Beirute, onde se ouviram festejos no centro da capital e tiros em algumas áreas predominante xiitas dos subúrbios, como Dahieh, bastião do grupo libanês Hezbollah, apoiado por Teerão.
Ao escutarem as notícias do ataque com mísseis balísticos, reivindicado pela Guarda Revolucionária do Irão e confirmado pelas Forças Armadas israelitas, clientes de cafés no bairro Hamra, no centro de Beirute, irromperam em festejos nas esplanadas.
A Agência Nacional de Notícias libanesa relatou pelo seu lado disparos de metralhadoras e de armas pesadas no subúrbio sul de Dahieh e na zona adjacente de Tariq al Jadidah, onde habitantes expressaram "alegria pelos lançamentos de mísseis do Irão contra Israel".
Exército israelita apela aos residentes para evacuarem novas áreas nos subúrbios do sul de Beirute
O exército israelita emitiu novas ordens de evacuação nos subúrbios do sul de Beirute, na madrugada de quarta-feira, avisando num comunicado que irá atingir alvos do Hezbollah nos edifícios aí situados, avança a Reuters.
UE condena "grave ameaça" à segurança após ataque do Irão a Israel
A União Europeia (UE) frisou hoje que os ataques do Irão contra Israel constituem "uma séria ameaça" à segurança regional, alertando que a escalada corre o risco de ficar "fora de controlo", numa condenação acompanhada por vários países europeus.
"A UE condena nos termos mais veementes o ataque do Irão contra Israel. O perigoso ciclo de ataques e retaliações corre o risco de ficar fora de controlo. É necessário um cessar-fogo imediato em toda a região. A UE continua plenamente empenhada em contribuir para evitar uma guerra regional", destacou o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell.
O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, manifestou-se na mesma linha, condenando "nos termos mais fortes" o ataque do Irão contra Israel, por ser "uma ameaça à segurança regional".
Portugal condena ataques do Irão a Israel e pede contenção a todas as partes
O Governo português condenou hoje "liminarmente os ataques do Irão a Israel e à sua população civil", destacando que "só a contenção de todas as partes pode evitar uma escalada de consequências imprevisíveis".
"O Governo português condena liminarmente os ataques do Irão a Israel e à sua população civil. O Irão deve cessar imediatamente as hostilidades. Só a contenção de todas as partes pode evitar uma escalada de consequências imprevisíveis", pode ler-se, numa nota na rede social X do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O ministério liderado por Paulo Rangel partilhou também a publicação, na mesma rede social, do chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, em que condenou "com a maior firmeza" e nos "termos mais veementes" os ataques do Irão com mísseis balísticos contra Israel, que constituem "uma séria ameaça" à segurança regional.
Relatora da ONU critica Portugal por defender solução de dois Estados sem reconhecer Palestina
A relatora especial da ONU para os territórios palestinianos ocupados apontou esta quarta-feira o que diz ser a "incoerência" de Portugal e outros países europeus de defender a solução de dois Estados sem reconhecer o Estado da Palestina.
"Continuamos a falar de uma solução de dois Estados sem reconhecer o Estado da Palestina. Só mostra a incoerência, a inconsistência, a incapacidade de fazer o que se diz", disse Francesca Albanese, numa audição pública na Assembleia da República.
Para Albanese, a questão prioritária neste conflito já nem é o reconhecimento da Palestina, mas sim contribuir para "acabar com o massacre de pessoas em Gaza, e que se está a estender à Cisjordânia".
Lusa
Seguir Autor:
Dois jornalistas belgas feridos em ataque israelita a Beirute
Dois jornalistas belgas do canal VTM ficaram feridos durante a noite desta quinta-feira
Lusa
Seguir Autor:
Ataques israelitas no Líbano já mataram pelo menos 1974 pessoas. 127 são crianças
Os ataques israelitas no Líbano, desde o ano passado, já mataram pelo menos 1974 pessoas e feriram outras 9384. Das vítimas mortais, 127 são crianças, segundo o ministro da Saúde libanês Firass Abiad, citado pela Reuters
Lusa
Seguir Autor:
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Mark Rutte em Kiev para "deixar bem claro" que NATO está com os ucranianos
O novo secretário-geral da NATO, Mark Rutte, afirmou esta quinta-feira, numa visita surpresa a Kiev, que quis vir à capital ucraniana para "deixar bem claro" que a Aliança Atlântica está ao lado da Ucrânia no conflito com a Rússia.
Numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dois dias após tomar posse como secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), sucedendo ao norueguês Jens Stoltenberg, Rutte garantiu que a aliança vai continuar a apoiar a Ucrânia.
Rutte, cuja reunião com Zelensky ocorreu quando as sirenes de alarme de eventuais ataques soaram em duas ocasiões, expressou confiança de que poderá trabalhar com quem quer que seja eleito Presidente dos Estados Unidos, o membro mais poderoso da aliança e um dos principais apoiantes de Kiev em termos de ajuda militar, nas eleições agendadas para o próximo mês de novembro.
Lusa
Seguir Autor:
Fundação AIS lança campanha "SOS Líbano" para apoiar o país
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está a lançar uma campanha de emergência para ajudar o Líbano, país onde está a maior comunidade cristã do Médio Oriente, declarou hoje a instituição pontifícia católica.
"A guerra no Líbano, que corre o risco de se transformar num conflito regional, está a agravar ainda mais a situação de enorme crise e pobreza que já se vivia neste país cuja economia está em colapso. Muitos dos mais afetados são cristãos e precisam agora de ajuda de emergência para as coisas mais básicas. Para isso, a Fundação AIS acaba de lançar a campanha 'SOS Líbano'", lê-se nu comunicado da instituição.
A fundação, através da responsável pelo secretariado da AIS em Portugal, Catarina Martins de Bettencourt, apela aos portugueses para que colaborem com donativos em dinheiro para uma "ajuda de emergência ao Líbano que, nos últimos dias, voltou a conhecer o significado da palavra 'guerra'".
"Os combates, especialmente na região sul do país, estão a evidenciar a situação de enorme fragilidade que já se encontrava este país que é ainda o reduto da maior comunidade cristã do Médio Oriente", sublinhou a AIS.
"A Igreja libanesa é, neste momento, provavelmente o único porto de abrigo para milhares de famílias em desespero e é para apoiar o esforço extraordinário de padres e irmãs que procuram socorrer todos os que estão em maior necessidade" que a Fundação AIS decidiu lançar esta campanha de ajuda.
Num contacto telefónico com a Fundação, uma religiosa que está no Líbano, a irmã Maya El Beaino, disse que "a situação é horrível" e que estão "em perigo constante".
Atualmente, a Fundação AIS desenvolve 200 projetos em todo o Líbano. Muitos destes, que já estavam direcionados para ajuda de emergência, são agora mais necessários do que nunca, segundo a organização, referindo que o exemplo disso é o que se passa na diocese de Sidon, no litoral do Líbano.
Lusa
Seguir Autor:
Relatora da ONU desafia Portugal a juntar-se à África do Sul no processo contra Israel
A relatora especial da ONU para os territórios palestinianos ocupados defendeu hoje que Portugal deveria "juntar-se à África do Sul" no processo contra Israel, que acusa o executivo de Telavive de genocídio na Faixa de Gaza.
No encerramento de uma audição pública na Assembleia da República, Francesca Albanese defendeu que Portugal, "devido ao seu passado colonial", deve juntar-se à África do Sul para fazer avançar o processo apresentado, no final do ano passado, no Tribunal Internacional de Justiça contra Israel por violação da Convenção Sobre Genocídio.
Albanese pediu que não se aproveite a integração de Portugal na União Europeia para evitar tomar posições sobre as ações movidas contra Israel, no contexto do conflito no Médio Oriente.
"Não deixemos que os burocratas tenham a oportunidade de utilizar o direito europeu e as instituições europeias para não assumirem responsabilidades. O direito internacional sobrepõe-se ao direito europeu. Não utilizem o consenso europeu para não assumirem responsabilidades. Isso é cobardia", defendeu.
Albanese pediu também que fosse feita, pelo Governo português, uma auditoria de todas as relações com Israel a nível diplomático, político, económico, militar e estratégico, de modo que os portugueses "saibam qual é o compromisso que o país tem com um Estado que é um ocupante ilegal".
Referindo-se ao atentado perpetrado pelo Hamas a 07 de outubro de 2023, a relatora da ONU defendeu que este deve ser "investigado e processado", mas ressalvou que "um ato ilegal de resistência" não retira legitimidade à causa palestiniana.
A relatora da ONU sugeriu, tal como tem feito noutros países, que os deputados portugueses tentem visitar a Palestina, de modo a sublinhar a necessidade de "forçar os portões desse gueto e prisão a céu aberto".
Lusa
Seguir Autor:
Hezbollah diz ter atingido a base das indústrias militares israelitas na baía de Haifa
Segundo a Reuters, o grupo do Líbano, Hezbollah, apoiado pelo Irão, disse esta quinta-feira que atacou a "base Sakhnin" de Israel para indústrias militares na Baía de Haifa com vários foguetes.
Lusa
Seguir Autor:
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Biden em diálogo com Israel sobre ataque a instalações petrolíferas do Irão
Lusa
Seguir Autor:
Israel ameaça agir se Hezbollah usar principal passagem fronteiriça com Síria
Lusa
Seguir Autor:
Exército israelita anuncia libertação de mulher sequestrada em Gaza há 10 anos
Lusa
Seguir Autor:
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Hezbollah anuncia lançamento de 100 foguetes e mísseis contra norte de Israel
Lusa
Seguir Autor:
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Conselho de Segurança da ONU declara apoio total a Guterres após ter sido declarado por Israel 'persona non grata'
Lusa
Seguir Autor:
Biden garante que é possível evitar 'uma guerra total' no Médio Oriente
Lusa
Seguir Autor:
Hamas pede "escalar do conflito" após 18 mortos na Cisjordânia
Lusa
Seguir Autor:
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão aterra em Beirute
Lusa
Seguir Autor:
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Israel atacou estrada de ligação entre o Líbano e a Síria
Lusa
Seguir Autor:
Israel reclama ter matado chefe das comunicações do Hezbollah
Lusa
Seguir Autor:
Irão ameaça atingir setor de energia israelita se Israel atacar
Lusa
Seguir Autor:
"Absolutamente essencial" que ajuda humanitária chegue a Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Biden recorda Netanyahu que o governo dos EUA é o que mais ajudou Israel
Lusa
Seguir Autor:
Hezbollah lançou hoje mais de 220 projéteis contra o norte de Israel
Lusa
Seguir Autor:
Hamas confirma morte de comandante em ataque israelita na Cisjordânia
Lusa
Seguir Autor:
Quatro mortos em primeiro ataque israelita contra norte do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Explosões no sul de Beirute após ordem de retirada israelita
Lusa
Seguir Autor:
Trump diz que Israel deve atacar instalações nucleares do Irão
Lusa
Seguir Autor:
Emirates proíbe 'beepers' e 'walkie-talkies' em voos de, para ou via Dubai
Lusa
Seguir Autor:
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Imprensa saudita avança morte de sucessor de Nasrallah
Lusa
Seguir Autor:
Paulo Rangel repudia acusação do BE de ser "barqueiro do genocídio"
Lusa
Seguir Autor:
Israel volta a atacar o Líbano
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Alvo do ataque israelita em Beirute era o líder sénior do Hezbollah
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Pelo menos 37 mortos em ataques israelitas no Líbano nas últimas 24 horas
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Exército israelita diz que 7 dos 18 mortos na Cisjordânia eram terroristas
Lusa
Seguir Autor:
Onze socorristas mortos em ataques israelitas no sul do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Mais de 172 mil deslocados no Líbano e centros "completamente cheios"
Lusa
Seguir Autor:
EUA e Reino Unido em alerta para aniversário de ataque do Hamas
Lusa
Seguir Autor:
Milícias pró-Irão atacam base dos EUA na Síria
Lusa
Seguir Autor:
Miradouro com vista para bairros atacados em Beirute
Lusa
Seguir Autor:
Militares israelitas dizem que dois militantes do Hamas foram mortos no Líbano
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Ataque israelita mata dois membros do Hamas no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Ataque com 'rockets' no norte de Israel faz três feridos
Lusa
Seguir Autor:
Manifestação pró-Palestina em Londres apela a cessar-fogo
Lusa
Seguir Autor:
Milhares de pessoas apelam em Paris a boicote a Israel e cessar-fogo em Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Chefe do Comando Central dos EUA em Israel para apoiar retaliação ao Irão
Lusa
Seguir Autor:
Manifestação pró-Palestina em Roma marcada por confrontos com a polícia
Lusa
Seguir Autor:
Exército israelita diz que 12 dos 18 mortos na Cisjordânia eram terroristas
Lusa
Seguir Autor:
Homem tenta incendiar-se em Washington durante manifestação
Lusa
Seguir Autor:
Guterres pede fim do 'derramamento de sangue' em Gaza e no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Várias crianças entre os mais de 30 mortos em ataques israelitas em Gaza esta madrugada
Lusa
Seguir Autor:
Manifestações pró-Palestina prosseguem e com sinais de radicalismo
Lusa
Seguir Autor:
PM libanês pede cessar-fogo após mais uma noite de bombardeamentos
Lusa
Seguir Autor:
Líbano adia início do ano escolar para novembro devido a conflito com Israel
Lusa
Seguir Autor:
Ataque de Israel atinge três viaturas médicas na Síria
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Irão convoca o embaixador australiano devido à posição tomada no ataque do Irão contra Israel
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Irão suspende voos devido a "restrições operacionais"
Lusa
Seguir Autor:
Macron defende cessar-fogo apesar de exprimir solidariedade a Israel
Lusa
Seguir Autor:
Missão da ONU no Líbano preocupada com atividades das forças israelitas
Lusa
Seguir Autor:
Huthis celebram um ano de operações militares contra Israel
Lusa
Seguir Autor:
Israel está a travar "uma longa guerra", diz chefe militar
Lusa
Seguir Autor:
Dois novos ataques israelitas nos bairros do sul de Beirute
Lusa
Seguir Autor:
Hamas saúda "glorioso" ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel
Lusa
Seguir Autor:
Aviação israelita bombardeia instalações militares na Síria
Lusa
Seguir Autor:
Pelo menos 5 feridos em Haifa por mísseis lançados do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Brasil quer retirar do Líbano 500 pessoas por semana com escala em Lisboa
Lusa
Seguir Autor:
Início das cerimónias do primeiro aniversário do ataque de 07 de outubro
Austrália lembra os 1.200 israelitas mortos há um ano pelo Hamas
Voos civis no Irão retomados após suspeitas de ataque israelita
Confirmada morte de luso-israelita raptado pelo Hamas no ataque de 7 de outubro
Presidente iaraelita pede ao mundo apoio "no combate contra inimigos"
Teerão indica que chefe da brigada Quds não está ferido
Países condenam ataques do Hamas e prestam homenagem às vítimas
Presidente do Conselho Europeu pede cessar-fogo e libertação de reféns em primeiro ano de ataque
Hamas ataca Telavive
Hezbollah promete continuar a combater a agressão israelita
MNE lamenta a morte do refém com nacionalidade portuguesa
Ministério da Saúde do Líbano diz que 10 bombeiros morreram num ataque israelita a um edifício municipal
Biden lamenta a morte de "demasiados civis" no conflito
Netanyahu diz estar a "mudar a realidade da segurança" para evitar um novo 7 de outubro
Lusa
Seguir Autor:
Israel bombardeou cerca de 30 aldeias do Líbano "em menos de meia hora"
Lusa
Seguir Autor:
Hezbollah diz ter como alvo soldados israelitas em incursão no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Hamas diz que reféns estão numa situação "muito difícil"
Lusa
Seguir Autor:
Irão ataca Telavive em 7 frentes
Lusa
Seguir Autor:
Ataque do Hamas foi "gatilho para guerra, morte e devastação"
Lusa
Seguir Autor:
Exército israelita aconselha civis a deixarem a costa do Líbano
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Israel anuncia interceção de míssil disparado do Iémen
Lusa
Seguir Autor:
EU considera que operações terrestres israelitas no Líbano continuam com limitações
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Borrell apoia proposta de Macron de parar de enviar armas a Israel
Lusa
Seguir Autor:
Netanyahu promete continuar guerra até objetivos serem atingidos
Lusa
Seguir Autor:
Israel lança novos ataques a sul de Beirute
Lusa
Seguir Autor:
Embaixada e comunidade pedem mais apoio ao governo e povo português
Lusa
Seguir Autor:
Palestinianos e judeus marcham em Nova Iorque pelo fim "das atrocidades" em Gaza
Lusa
Seguir Autor:
EUA contra incursão militar israelita de longo prazo no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Israelitas em Nova Iorque lembram ataque do Hamas e prometem "voltar a dançar"
Irão ameaça que vai retaliar qualquer ataque de Israel
Comandante do Hezbollah com "papel crucial na troca de armas com o Irão" morto em ataque aéreo israelita em Beirute
Hezbollah ameaça aumentar ataques contra Israel
ONG suíça decifra 'modus operandi' dos ataques dos Huthis no Mar Vermelho
ONU alerta que um milhão de pessoas necessitam de ajuda vital no Líbano
Israel não deu garantias de evitar atingir aeroporto de Beirute
Lusa
Seguir Autor:
Militares israelitas emitem novo aviso de evacuação para edifícios nos subúrbios do sul de Beirute
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Netanyahu afirma que Israel "eliminou" suposto novo líder do Hezbollah
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz ter destruído túnel do Hezbollah que percorria território israelita
Ano de guerra em Gaza trouxe "crise humanitária, diplomática e moral"
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz ter morto vários comandantes do Hezbollah no último dia
Lusa
Seguir Autor:
Ataque israelita em Damasco faz pelo menos 7 mortos
Lusa
Seguir Autor:
Air France investiga sobrevoo do Iraque durante ataque iraniano
Mortes em Gaza superam 42.000 após um ano de guerra
Lusa
Seguir Autor:
Seis feridos por esfaqueamento no norte de Israel. Suspeito detido
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Bombardeamento israelita a hospital de Gaza provoca 15 mortes
Lusa
Seguir Autor:
Quatro palestinianos abatidos por agentes israelitas na Cisjordânia
Lusa
Seguir Autor:
Biden e Netanyahu conversam pela 1ª vez em 7 semanas
Lusa
Seguir Autor:
Ministro da Defesa de Israel diz que ataque ao Irão será “mortal, preciso e surpreendente"
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Ataque ao Irão seria "letal" e "surpreendente" garante ministro da defesa israelita
Lusa
Seguir Autor:
Paris acolhe conferência internacional de apoio ao Líbano em 24 de outubro
Lusa
Seguir Autor:
EUA avisam Israel que não aceitam uma nova Gaza no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Biden pede a Netanyahu que minimize impacto sobre os civis no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Bombas junto a hospitais em Gaza violaram direito internacional
Lusa
Seguir Autor:
Empresa de defesa israelita na Suécia alvo de disparos de arma de fogo
Lusa
Seguir Autor:
Pelo menos 28 mortos e 50 feridos em ataque israelita a escola de Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Missão diplomática da Palestina em Portugal abre livro de condolências na internet
Lusa
Seguir Autor:
Scholz vai volta a enviar armas para Israel contrariando apelo francês
Lusa
Seguir Autor:
Israel anuncia morte de chefe da Jihad islâmica de campo de refugiados na Cisjordânia
Lusa
Seguir Autor:
Presidente do Conselho Europeu condena ataque israelita contra FINUL
Lusa
Seguir Autor:
EUA querem evitar "conflito mais alargado" no Médio Oriente
Lusa
Seguir Autor:
Pelo menos dois soldados da ONU ficaram feridos em novo ataque israelita no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Guterres afirma que ataques israelitas contra forças da ONU são "intoleráveis" e não devem ser repetidos
Lusa
Seguir Autor:
Irão diz-se pronto a defender soberania em caso de ataque de Israel
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz que Hamas está "entrincheirado" no sul do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Ataque israelita mata dois soldados do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz que UNIFIL foi atingida por engano
Lusa
Seguir Autor:
ONU informa que não há reposicionamento da FINUL por enquanto
Lusa
Seguir Autor:
MNE deplora ataque "inaceitável" contra FINUL e apela a contenção de Israel
Lusa
Seguir Autor:
EUA sancionam setor petrolífero do Irão em resposta a ataques a Israel
Lusa
Seguir Autor:
PM italiana diz que disparos contra força da ONU no Líbano "não são aceitáveis"
Lusa
Seguir Autor:
Hezbollah insta israelitas perto de instalações militares a protegerem-se
Lusa
Seguir Autor:
Hezbollah diz ter lançado mísseis contra base no norte de Israel
Lusa
Seguir Autor:
Irão proíbe 'pagers'e 'walkie-talkies' nos aviões civis
Lusa
Seguir Autor:
Força da ONU no Líbano alerta para conflito regional "catastrófico para todos"
Lusa
Seguir Autor:
Israel confirma que Hezbollah disparou 320 projeteis contra civis no feriado mais importante do povo judeu
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Condenada política "genocida" de Israel em manifestação em Lisboa
BE e PCP acusam Governo de ser cúmplice de Israel e dizem que precisa de agir
Imprensa estatal relata que ataque israelita destruiu mesquita no sul do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz ter intercetado cinco projéteis vindos do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Irão condena novas sanções dos EUA por ataque a Israel que considera ilegais
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz a Washington que vai tentar evitar danos às forças da ONU no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Pelo menos 15 mortos em 200 ataques de Israel ao Hezbollah no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
EUA pedem a Israel que garanta a segurança dos capacetes azuis no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Mais de 300 palestinianos morreram no norte de Gaza em oito dias
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz ter capturado combatente do Hezbollah no sul do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Netanyahu pede à ONU que retire força de paz no Líbano para local seguro
Lusa
Seguir Autor:
Papa Francisco pede respeito pelas forças da ONU no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Soldados da paz da ONU dizem que tropas israelitas destruíram entrada do portão principal da UNIFIL no Líbano
Israel protesta por ONG Nóbel da Paz comparar Gaza com ataques nucleares de 1945
Lusa
Seguir Autor:
Força da ONU no Líbano acusa exército israelita de bloquear os seus movimentos
Lusa
Seguir Autor:
EUA instalam em Israel sistema antimísseis após ataques do Irão
Lusa
Seguir Autor:
Presidente de Israel defende investigação ao "falhanço" de 7 de outubro
Hezbollah difunde áudio de Nasrallah aos combatentes
Israel assume que tanque atingiu posto de soldados da ONU no Líbano
Quatro mortos e mais de 60 feridos em ataque do Hezbollah a acampamento de brigada do exército israelita
ONU lembra que ataques contra 'capacetes azuis' podem ser crime de guerra
Lusa
Seguir Autor:
Três mortos e 40 feridos após bombardeamento israelita em hospital de Gaza
Lusa
Seguir Autor:
UE condena ataques de Israel a missões da ONU
Lusa
Seguir Autor:
Manifestantes no Luxemburgo acusam UE de cumplicidade com Israel
Lusa
Seguir Autor:
Borrell exorta Israel a deixar de culpar Guterres para justificar invasão ao Líbano
Lusa
Seguir Autor:
18 mortos em ataque aéreo israelita no norte do Líbano
Paulo Rangel considera inaceitável que militares da ONU sejam "alvos intencionais" de Israel
Indonésia reafirma apoio a forças da ONU no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Itália, Grã-Bretanha, França e a Alemanha dizem que os ataques israelitas à UNIFIL devem parar
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Netanyahu afirma que Israel vai continuar a atacar todas as áreas do Líbano incluindo Beirute
Lusa
Seguir Autor:
Nancy Pelosi "muito desiludida" com Israel por mortes em Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Borrell avisa Israel que está a "ultrapassar mais uma linha vermelha"
Lusa
Seguir Autor:
Soam sirenes de alerta em Israel
ONU acusa Israel de isolar palestinianos no norte de Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Israel pede à China "posição equilibrada" face a ameaça iraniana
Lusa
Seguir Autor:
ONU acusa Israel de isolar palestinianos no norte de Gaza
Militares italianos detetam engenhos explosivos em acesso a base da FINUL no sul do Líbano
Cinco mortos em segundo ataque israelita a escola em menos de 24 horas
15 mortos em ataques israelitas em Gaza e no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
China pede a Irão e Israel que recorram à diplomacia para evitar escalada
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz que ouve EUA mas toma próprias decisões sobre ataque ao Irão
Lusa
Seguir Autor:
Mais de 400 mil crianças deslocadas no Líbano em três semanas
Lusa
Seguir Autor:
Petróleo Brent cai 4,5% com descida de tensões geopolíticas
Israel foi principal alvo de ciberataques do Irão desde outubro de 2023
Lusa
Seguir Autor:
ONU denuncia as piores restrições à ajuda humanitária em Gaza desde início da guerra
Lusa
Seguir Autor:
Israel afirma ter capturado três combatentes do Hezbollah no sul do Líbano
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Hezbollah acusa Israel de usar munições de fragmentação
EUA e Canadá sancionam organização de financiamento da Palestina
Lusa
Seguir Autor:
Macron recorda a Netanyahu que Israel existe "por decisão da ONU"
Lusa
Seguir Autor:
EUA avisam Israel que se opõem a bombardeamentos em Beirute
Lusa
Seguir Autor:
Cinco mortos em novo ataque israelita no Líbano. 3 menores entre as vítimas
Lusa
Seguir Autor:
EUA enviam a Israel novos elementos do sistema antimísseis THAAD nos próximos dias
Lusa
Seguir Autor:
Israel analisa carta dos EUA que apela à melhoria da situação humanitária em Gaza
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Israel prometeu aos EUA não atacar instalações nucleares ou petrolíferas do Irão
Lusa
Seguir Autor:
Ataques contra o sul do Líbano após ordem de evacuação
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz que foram disparados 50 projécteis do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Chefe da diplomacia iraniana diz a Guterres que o Irão irá responder "firmemente" a qualquer ataque israelita
Lusa
Seguir Autor:
Ataque de Israel contra o sul do Líbano fez pelo menos 15 mortos
Lusa
Seguir Autor:
Presidente da câmara de Nabatieh entre os seis mortos em ataque israelita no Líbano
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Jordânia avisa Irão que não permitirá violação do seu espaço aéreo
Lusa
Seguir Autor:
16 mortos em ataque israelita a edifício no Líbano
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Israel atribui grande importância a atividades da FINUL
Lusa
Seguir Autor:
OMS apela ao "fim dos ataques" às unidades de saúde no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Agência atómica do Irão considera "improvável" ataque de Israel a instalações nucleares
Lusa
Seguir Autor:
Israel anuncia morte de comandante do Hezbollah no sul do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
EUA sancionam mais empresas e pessoas por financiarem o Hezbollah
Lusa
Seguir Autor:
UE e países do Golfo apelam a cessar-fogo de Gaza ao Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Força das Nações Unidas no Líbano denuncia ataque de tanque israelita
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Governo libanês regista 138 ataques israelitas nas últimas 24 horas
Lusa
Seguir Autor:
Onu considera que Gaza está em risco de fome e malnutrição extrema orquestrado por Israel
Lusa
Seguir Autor:
Israel garante que forças de paz no Líbano "não são um alvo"
Lusa
Seguir Autor:
Zelensky diz que convite para a NATO vai manter esperança da população
Lusa
Seguir Autor:
Israel investiga possível morte do líder do Hamas que arquitetou o massacre de 7 de outubro
Lusa
Seguir Autor:
Cerca de 345 mil pessoas em Gaza terão "fome catástrofica" no inverno
Lusa
Seguir Autor:
Huthis ameaçam resposta a ataque dos EUA no Iémen
Lusa
Seguir Autor:
Papa ouve proposta de paz de antigos responsáveis políticos
Lusa
Seguir Autor:
Líderes europeus apoiam Guterres em conflito diplomático com Israel
Lusa
Seguir Autor:
Israel confirma morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, cérebro dos ataques de 7 de outubro
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Israel diz que "acertou contas" com Yahya Sinwar mas "guerra ainda não terminou"
Lusa
Seguir Autor:
Sinouar era o líder do Hamas com a palavra final sobre reféns
Lusa
Seguir Autor:
Hezbollah reivindica mais de uma dezena de ataques em Israel
PR israelita apela para regresso de reféns de Gaza após assassínio de líder do Hamas
Lusa
Seguir Autor:
Alemanha, França Itália e NATO pedem cessar-fogo e libertação de reféns
Lusa
Seguir Autor:
Kamala considera que morte de Sinouar é "oportunidade" para acabar com guerra em Gaza
Lusa
Seguir Autor:
"Deslocação forçada" em Gaza por Israel pode constituir "crime de guerra"
Lusa
Seguir Autor:
Exército israelita anuncia morte de cinco soldados no sul do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Israel lançou quase uma centena de ataques contra o Líbano em 24 horas
Lusa
Seguir Autor:
Irão apoia "combatentes da liberdade" Hezbollah e Hamas
Biden aborda com Netanyahu oportunidade para libertação de reféns
Lusa
Seguir Autor:
"Segue agenda antijudaica": líder israelita volta a atacar Guterres
Lusa
Seguir Autor:
"Matar os nossos líderes não significa o nosso fim”: Hamas garante que movimento "não poderá ser eliminado"
Hamas confirma morte de líder Yahya Sinwar em Gaza
Israel mobiliza mais tropas para perto da fronteira libanesa
Lusa
Seguir Autor:
EUA dizem que líder do Hamas "respondeu perante a Justiça"
Lusa
Seguir Autor:
Primeira-ministra italiana considera "inaceitável" atacar forças de manutenção da paz no Líbano
ONU alerta para "vasta destruição" de cidades e aldeias no sul do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Escolas católicas apelam à paz no Líbano e pedem proteção de alunos e educadores
Lusa
Seguir Autor:
Irão e Houthis elogiam Sinouar como "fonte de inspiração" eterna
Lusa
Seguir Autor:
ONU defende que estados devem pressionar fim da ocupação israelita na Palestina
UNRWA confirma envio de primeira ajuda ao Líbano desde invasão israelita
Israel estima 1.500 membros do Hezbollah mortos em ataques no Líbano
Guterres afirma que morte de Sinouar deve "conduzir a cessar-fogo imediato"
Hamas confirma morte de comandante ao lado de Sinouar
Lusa
Seguir Autor:
Israel e Hezbollah atacam-se através da fronteira libanesa
Lusa
Seguir Autor:
Partido jordano reivindica infiltração e ataque a soldados israelitas
Lusa
Seguir Autor:
Casa de Benjamin Netanyahu atingida por drone
Lusa
Seguir Autor:
Borrell diz que morte do líder do Hamas abre nova perspetiva ao conflito
Lusa
Seguir Autor:
Mortes em Gaza superam 42.500 e número de feridos aproxima-se de 100 mil
Lusa
Seguir Autor:
Ofensiva no Líbano deixa quase 780 mil deslocados
Lusa
Seguir Autor:
Relator da ONU estima que reconstrução de Gaza demore 80 anos
Lusa
Seguir Autor:
Exército de Israel abre inquérito sobre morte de detido do Hezbollah
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Pelo menos 60 mortos em ataque israelita em Gaza
Israel ordena evacuação de dois bairros no sul de Beirute
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz ter matado três comandates do Hezbollah em ataque ao quartel-general dos serviços secretos em Beirute
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Ministro israelita inisiste em responsabilizar Irão por ataque a casa de Netanyahu
Lusa
Seguir Autor:
Netanyahu diz a Trump que toma decisões a pensar nos interesses de Israel
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Militares israelitas dizem que vão atingir alvos ligados ao Hezbollah no Líbano
Correio da Manhã
Seguir Autor:
UNIFIL afirma que exército israelita demoliu torre de observação da ONU no Líbano
Correio da Manhã
Seguir Autor:
OMS anuncia retirada de mil crianças e mulheres de Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz que Beirute está a arder para Hezbollah pagar por ataques
Lusa
Seguir Autor:
Exército israelita confirma interceção de cinco drones na costa
Lusa
Seguir Autor:
Dez mortos em ataque israelita no leste do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Dois mortos em ataque israelita em Damasco
ONU condena danos civis nos ataques israelitas contra organização do Hezbollah
Hezbollah reivindica ataque a soldados israelitas em aldeia fronteiriça
Israel declara entidade financeira do Hezbollah como organização terrorista
Israel alega que abateu até ao momento sete comandantes de brigada do Hezbollah
Bunker do Hezbollah debaixo de hospital em Beirute escondia quase 500 milhões de euros em ouro e dinheiro
Israel afirma ter abatido comandante do Hezbollah em Damasco
Hamas temporariamente liderado por um comité sediado no Qatar
Subúrbio sul de Beirute sob novo ataque após aviso israelita
EUA diz que passos de Israel para permitir ajuda em Gaza são insuficientes
EUA pedem explicações a Israel após demolição de torre da ONU no Líbano
Israel planeia mais ataques a instituição financeira libanesa ligada ao Hezbollah
Pelo menos 15 mortos em ataque com 'drone' israelita em Beit Lahia
Lusa
Seguir Autor:
13 mortos e 57 feridos em ataque junto a hospital do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Cerca de 4,1 milhões de palestinianos estarão abaixo do limiar da pobreza até ao final de 2024
Correio da Manhã
Seguir Autor:
UNRWA diz que não há comida ou água em Gaza e exige trégua imediata
Lusa
Seguir Autor:
Hezbollah assume responsabilidade pelo ataque à casa de Benjamin Netanyahu
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Gaza acusa Israel de impedir entrada de 250 mil camiões com ajuda alimentar
FMI revê em baixa crescimento do PIB de Israel para 0,7% este ano
Amnistia Internacional afirma que ataque de Israel a banco ligado ao Hezbollah é crime de guerra
Netanyahu afirmou que a morte de Sinwar pode ser positiva para o regresso dos reféns a Israel
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Netanyahu e Blinken querem aproveitar morte de líder do Hamas para libertar reféns
Israel diz ter derrotado Hezbollah em todas as zonas do sul do Líbano em que atuou
Israel anuncia entrada de ajuda em Gaza mas ONU critica impedimentos
ONG israelita descreve "limpeza étnica" no norte da Faixa de Gaza
Exército israelita confirma morte de Hashem Safieddine
Blinken afirma que morte do líder do Hamas dá "oportunidade importante" para fim da guerra
Israel diz ter abatido homem que seria próximo líder do Hezbollah
Israel pede a população que abandone bairros libaneses de Tiro
Lusa
Seguir Autor:
Lufthansa prolonga suspensão de voos para Teerão até 31 de janeiro
Lusa
Seguir Autor:
Pelo menos 1 funcionário da UNWRA morto em ataque israelita a veículo
Lusa
Seguir Autor:
Palestina condena Conselho de Segurança da ONU por "guerra genocida" em Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Hezbollah confirma morte de homem que seria o próximo líder
Exército israelita acredita ter eliminado liderança do Hamas e Hezbollah
Israel acusa seis jornalistas da Al-Jazeera em Gaza de serem "agentes" do Hamas
Israel diz ter atacado vários "centros de comando" do Hezbollah no sul do Líbano
Conflito no Líbano pode provocar queda do PIB de 9,2% em 2024
Netanyahu afirma que Hezbollah preparava ataque "ainda maior" do que 07 de outubro
Mais de 42 mil palestinos morreram em Gaza desde 7 de outubro de 2023
16 palestinianos mortos em ataque israelita a escola em Gaza
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Portugal anuncia ajuda de 150 mil euros para apoio do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
França anuncia que conferência de apoio ao Líbano angariou mil milhões de dólares
Lusa
Seguir Autor:
Israel envia líder da Mossad a conversações sobre cessar-fogo para Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Hamas pronto para tréguas se Israel se comprometer com cessar-fogo
Lusa
Seguir Autor:
Ataque israelita mata três jornalistas no Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Pelo menos 20 pessoas morreram em dois ataques no sul de Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Exército israelita anuncia morte de cinco soldados no sul do Líbano
Lusa
Seguir Autor:
Governo Libanês considera morte de três jornalistas "crime de guerra"
Lusa
Seguir Autor:
Passagens da fronteira oriental do Líbano com a Síria encerradas após ataque israelita
PM libanês condena "ataque deliberado" de Israel que matou jornalistas
Lusa
Seguir Autor:
Pelo menos 128 jornalistas já morreram nos conflitos no Médio Oriente
Lusa
Seguir Autor:
Parlamento rejeita recomendar ao Governo que MNE de Israel seja "persona non grata" em Portugal
Israel propõe nova trégua que prevê cessar-fogo permanente em Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Israel diz estar a analisar morte de três jornalistas em ataque
Lusa
Seguir Autor:
Organização Médicos Sem Fronteiras denuncia morte de trabalhador em ataque israelita
Lusa
Seguir Autor:
Forças israelitas confirmam ataque ao Irão. Registadas várias explosões em Teerão
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Israel atacou cerca de 70 alvos do Hezbollah no Líbano e mantém ofensiva no sul
França apela ao fim da escalada após ataque israelita ao Irão
Borrell pede medidas imediatas para acabar com "tragédia humana" em Gaza
Companhias aéreas de Egito e Emirados cancelam voos após ataques contra Irão
Autoridades palestinianas denunciam detenção dos médicos em hospital de Gaza
Representante da UE pede reconhecimento do Estado da Palestina
Lusa
Seguir Autor:
OMS considera situação no norte da Faixa de Gaza "catastrófica"
Lusa
Seguir Autor:
Pelo menos 40 palestinianos mortos e 80 feridos em ataques israelitas contra casas no norte de Gaza
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Chefe da ONU "chocado com número horrível de mortos" no norte de Gaza
Lusa
Seguir Autor:
Conselho de Segurança da ONU reúne-se de urgência na segunda-feira
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.