Embaixador russo na Polónia atingido com tinta vermelha no Dia da Vitória
Sergey Andreyev ia colocar flores no Cemitério Militar Soviético, em Varsóvia.
O embaixador russo na Polónia, Sergey Andreyev, foi atingido com tinta esta segunda-feira durante um protesto contra a guerra na Ucrânia quando foi colocar flores no Cemitério Militar Soviético, em Varsóvia, para assinalar o 77º aniversário da vitória europeia dos Aliados sobre o regime da Alemanha nazi, no final da Segunda Guerra Mundial. O Dia da Vitória é o feriado mais importante da Rússia.
As imagens do momento foram partilhadas nas redes sociais e mostraram os manifestantes, alguns com bandeiras ucranianas, a rodear a delegação russa e a entoar várias vezes a palavra "fascistas" antes de atirarem a tinta em Sergey Andreyev.
Aos repórteres, o embaixador Sergey Andreev disse que nem ele nem a sua equipa ficaram feridos no incidente, avançou a agência noticiosa TASS
Ao início desta segunda-feira foram encontradas as palavras "Kill Putin" escritas a azul e amarelo e as cores da bandeira ucraniana, num monumento no cemitério, relatou a emissora privada TVN24.
Uma manifestante entrevistada pela TVN24 disse ainda que todos "estão com Mariupol", referindo-se à cidade ucraniana que tem sido alvo de inumeros ataques russo durante a Guerra na Ucrânia.
A porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros russo, Maria Zakharova, citada pela RIa, salientou, no seu canal Telegram, que "os fãs do neonazismo mais uma vez desnudaram os seus rostos - e é sangrento".
Desde 24 de fevereiro, dia que a Guerra começou, mais de três milhões de ucranianos fugiram para a Polónia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt