António Costa pede que se abram formalmente negociações para adesão da Ucrânia

Presidente do Conselho Europeu esteve numa reunião trilateral em Chipre com Zelensky e Von der Leyen.

23 de abril de 2026 às 17:47
António Costa Foto: George Christoforou
Partilhar

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, pediu esta quinta-feira que se abram formalmente os primeiros capítulos de negociação para a adesão da Ucrânia à União Europeia, após uma reunião trilateral em Chipre com Zelensky e Von der Leyen.

Em declarações aos jornalistas à chegada à marina de Agia Napa, onde se realiza o primeiro dia da cimeira informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) em Chipre, António Costa considerou que esta quinta-feira é um "bom dia".

Pub

"Demos dois passos muito importantes para reforçar a Ucrânia: aprovámos o empréstimo de 90 mil milhões de euros para apoiar a Ucrânia neste ano e no próximo, para satisfazer as principais necessidades de apoio financeiro e para defenderem-se da agressão russa", referiu, saudando ainda o facto de a UE ter aprovado o 20.º pacote de sanções à Rússia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar