Menino de 11 anos que fugiu da guerra sozinho reencontra a mãe
Criança chegou à fronteira, no dia 5 de março, com uma mochila, um saco de plástico, um passaporte e um número de telefone.
Hassan, o menino de 11 anos que atravessou sozinho a fronteira entre a Ucrânia e a Eslováquia para fugir à guerra, reencontrou a mãe. “A família está reunida novamente. O irmão mais velho tem apenas 20 anos, mas é o chefe da família. Perderam tudo de novo, mas desta vez a guerra não lhes levou ninguém. Estão juntos e isso é o principal”, informou a polícia da Eslováquia em comunicado.
O menino chegou à fronteira, no dia 5 de março, vindo de Zaporizhzhia, com uma mochila, um saco de plástico, um passaporte e um número de telefone de familiares rabiscado numa mão. Fez mais de mil km sozinho. A mãe, Yulia, que ficou para trás porque a avó do menino tem problemas de mobilidade, conseguiu entretanto fugir, e após um viagem que descreveu como sendo “muito complicada”, abraçou, finalmente, o filho. Mãe, avó, cinco irmãos e o cão estão juntos e seguros, depois de uma jornada longa e difícil para todos.
“A família já está reunida. Obrigado a todos de ambos os lados da fronteira que ajudaram”, escreveu a polícia, frisando que família já tinha fugido da Síria há alguns anos, tendo o pai ficado para trás. “Perdemos tudo o que tínhamos, mas estamos saudáveis”, disse a mãe.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt