6.º dia de guerra: Rússia acelera escalada ofensiva. Mísseis arrasam Kiev e Kharkiv com rasto de destruição e morte
Dezenas de mortos, incluindo crianças, e muitos feridos em violentos ataques a edifício governamental e torre de TV.
Depois da expectativa e do medo, a ameaça concretizou-se: a coluna militar russa, com mais de 60 km de extensão, chegou aos arredores de Kiev, em dia marcado por uma escalada de violência e intensidade da ofensiva da Rússia contra a Ucrânia. O objetivo é mesmo tomar de assalto a capital ucraniana Aliás, a Rússia aconselhou todos os residentes de Kiev a que abandonem a cidade. É expectável nova escalada de violência no conflito.
Esta terça-feira os bombardeamentos e ataques com mísseis e rockets continuaram a devastar várias cidades em todo o país, com mais destruição do que até aqui. O rasto de morte é constante na Ucrânia. Kharkiv voltou a ser alvo de um ataque organizado, tendo mesmo sido totalmente destruído um edifício governamental regional. As imagens da violenta explosão chocaram o Mundo e revelam o horror de uma ofensiva que fez pelo menos dez mortos e dezenas de feridos.
Em Kiev, uma antena de televisão estatal foi derrubada por dois mísseis, outro dos ataques que marca o dia e que fez pelo menos cinco mortos.
Contam-se ainda mais de 70 soldados ucranianos mortos num ataque levado a cabo pela artilharia russa na base militar de Okhtyrka.
Entre os números negros contam-se também a morte de pelo menos três crianças, num pesadelo que não dá tréguas.
A noite chegou com novos bombardeamentos e ataques com mísseis em Kiev e Kharkiv, assim como em outras cidades ucranianas.
Parlamento Europeu estende a mão à Ucrânia, Zelensky fortemente elogiado
A esperança da via diplomática, ainda que cada vez mais distante, continua a ser uma possibilidade pelo, que, Rússia e Ucrânia voltam a reunir-se esta quarta-feira para segunda ronda negocial, após a primeira ter terminado sem acordo de cessar-fogo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt