page view

Militares ucranianos encontram 410 corpos torturados após retirada dos arredores de Kiev

Há registo de seis tentativas de ataques russos em Donetsk e Luhansk.

03 de abril de 2022 às 10:22

Neste que é o 39.º dia de guerra na Ucrânia, as tropas ucranianas encontraram 410 corpos com sinais de tortura, mãos atadas e ferimentos de bala, após os soldados russos terem saído dos arredores de Kiev, indicou este sábado a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venedyktova, citada pela Reuters. Desses, 140 estão a ser examinados.

Citadas pela agência Associated Press (AP), as autoridades revelaram estar a documentar as evidências dos alegados crimes de guerra.

O conselheiro do Presidente ucraniano Oleksiy Arestovych disse que dezenas de moradores foram encontrados mortos nas ruas de Bucha e nos subúrbios de Kiev, no que classificou como uma "cena de um filme de terror".

A cidade portuária de Odessa, na Ucrânia, acordou esta manhã de domingo com o registo de fortes explosões. De acordo com o Ministério da Defesa russo, foram lançados mísseis marítimos e aéreos de alta precisão que destruíram uma refinaria de petróleo e três depósitos de combustível que serviam para abastecer as tropas ucranianas.

As forças navais russas continuam a bloquear a costa ucraniana no Mar Negro e no Mar de Azov, impedindo o reabastecimento por mar, disseram este domingo os serviços secretos militares britânicos.

A Ucrânia disse, este domingo, que houve seis tentativas de ataques russos no território de Donetsk e Luhansk. Os defensores da Ucrânia repeliram seis ataques inimigos que destruíram quatro tanques, seis unidades de veículos blindados e sete unidades de veículos inimigos.

Uma nova ronda de negociações de paz poderá ser retomada já esta segunda-feira, avançou este domingo o negociador da delegação russa. Vladimir Medinsky garantiu que um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia ainda não está pronto para que aconteça uma reunião entre Zelensky e Putin, uma vez que a posição russa sobre a Crimeira e Donbass permanece inalterada.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8