Dezenas de engenhos não tripulados fabricados no Irão atingiram alvos civis na capital ucraniana.
1 / 6
Dezenas de drones suicidas de fabrico iraniano atingiram esta segunda-feira Kiev, matando pelo menos quatro civis, incluindo uma mulher grávida, naquele que foi o segundo ataque indiscriminado das forças russas contra a capital ucraniana numa semana.
Os ataques ocorreram ao início da manhã, em plena hora de ponta, e causaram o pânico na cidade, com milhares de pessoas a procurarem refúgio nos abrigos subterrâneos enquanto soavam as sirenes de alerta e polícias e militares disparavam freneticamente para o ar para tentar abater os drones. Vários vídeos mostram claramente que se tratam de drones Shahed-136 de fabrico iraniano, facilmente identificáveis pela fuselagem em forma de asa delta.
Documentos
2022-10-18_01_32_23 P26_Drone.pdfO Governo de Kiev alega que a Rússia comprou 2400 drones Shahed-136 ao Irão no início do verão, embora o regime de Teerão desminta estar a colaborar com Moscovo no conflito. Fonte diplomática da UE garantiu esta segunda-feira que Bruxelas está a investigar o apoio do Irão à Rússia e ameaçou impor novas sanções económicas ao regime de Teerão se tal se confirmar.
O conselheiro presidencial Mykhailo Podolyak acusou esta segunda-feira o Irão de ser responsável pela morte de civis ucranianos. “Um país que reprime o seu próprio povo deu armas aos monstros russos para levarem a cabo homicídios em massa no coração da Europa”, acusou.
O Presidente Volodymyr Zelensky disse esta segunda-feira que as forças ucranianas e russas estão envolvidas em “intensos combates” junto às cidades de Bakhmut e Soledar, na região do Donbass, enquanto Moscovo diz ter repelido avanços ucranianos em Kherson.
Zaporíjia sem energia
A central nuclear de Zaporíjia, controlada pelos russos, voltou esta segunda-feira a ficar sem energia elétrica após um novo bombardeamento. A situação foi entretanto resolvida, mas um dos geradores de emergência a diesel chegou a entrar em funcionamento para garantir o arrefecimento do combustível nuclear.
Militares lusos vão treinar soldados ucranianos
O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, confirmou que militares portugueses vão participar na missão europeia de treino de soldados ucranianos, esta segunda-feira aprovada pelos chefes da diplomacia dos 27. Além da formação militar de curta duração que vai decorrer na Alemanha e na Polónia com a participação de formadores portugueses, os militares ucranianos vão ainda receber formação específica em Portugal, incluindo na utilização de carros de combate.
Exercício com fogo real na Bielorrússia
Mobilização completa em Moscovo
O presidente da Câmara de Moscovo anunciou esta segunda-feira o fim da operação de mobilização militar na cidade e o fecho dos postos de recrutamento após terem sido alcançados os objetivos.
Caça russo cai em cima de prédio
Um caça-bombardeiro Su-35 russo despenhou-se esta segunda-feira contra um bloco de apartamentos na cidade de Yeysk, no Sul da Rússia, causando pelo menos quatro mortos. Segundo as autoridades locais, o avião sofreu uma avaria durante um voo de treino. Os dois pilotos conseguiram ejetar-se.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.