page view

"Votos de emigrantes podem alterar resultados": Rui Tavares pede prudência após reunião em Belém

Co-porta-voz do Livre pergunta se a direita conta "aritmeticamente" ou politicamente com o Chega.

13 de março de 2024 às 18:50
A carregar o vídeo ...

'Votos de emigrantes podem alterar resultados': Rui Tavares pede prudência após reunião em Belém

Rui Tavares afirmou esta quarta-feira que os resultados dos votos dos emigrantes "podem alterar os resultados" das eleições legislativas de domingo.

O co-porta-voz do Livre foi o segundo líder político a ser ouvido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, na sequência de várias reuniões marcadas pelo Chefe de Estado, após serem conhecidos os resultados das Eleições Legislativas de 10 de março.

Após a reunião, o até agora deputado único do partido falou aos jornalistas no Palácio de Belém. No discurso, Rui Tavares pediu prudência e lembrou que há votos por apurar. "Devemos respeitar os processos. Ainda não sabemos a atribuição de todos os mandatos", disse.

Numa alusão aos 48 mandatos conquistados pelo Chega, argumentou que "a crise de regime agravou-se com o crescimento do populismo autoritário" e comentou os cenários de governabilidade. "É preciso procurar o bloco político mais amplo e coeso. Há um campo da esquerda e ecologia; um campo com PSD, CDS e IL; e um campo com o Chega à parte", explicou Rui Tavares. 

A dúvida do co-porta-voz do Livre é se a direita conta "aritmeticamente" ou politicamente com o partido presidido por André Ventura. "Se um campo parlamentar da esquerda tiver mais mandatos, PSD, CDS e IL acompanham uma moção de rejeição do Chega?", perguntou. 

O Livre foi um dos vencedores da noite eleitoral, ao conseguir aumentar de um para quatro o número de deputados na Assembleia da República.

A líder do PAN, Inês Sousa Real, foi a primeira a ser ouvida por Marcelo em Belém. Depois do encontro com o Presidente da República, a deputada afastou a hipótese de uma aproximação do PAN à AD, lembrando "linhas irrenunciáveis" para o partido que lidera.Esta semana, o Chefe de Estado recebe ainda a CDU (quinta-feira), o Bloco de Esquerda (sexta-feira) e a Iniciativa Liberal (no sábado). Todas as reuniões estão marcadas para as 17h.À mesma hora, mas já na próxima semana, são recebidos os três partidos com mais votos. Chega na segunda-feira, Partido Socialista na terça-feira e a coligação da Aliança Democrática na quarta-feira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8