Festa foi uma constante ao longo de toda a partida, mas o espaço rapidamente esvaziou após o apito final que selou o afastamento de Portugal da competição.
O golo único da seleção espanhola contra Portugal, ao minuto 90+1, silenciou a festa lusitana que se fazia em Nova Iorque e deixou estampado no rosto dos portugueses o sabor amargo da derrota.
A 'Portugal House' em Brooklyn, nos Estados Unidos, estava lotada de portugueses vestidos com as cores da bandeira nacional e que entoavam consecutivamente cânticos de apoio à seleção das 'quinas', mas receberam como um "balde de água fria" o golo do espanhol Mikel Merino.
Silêncio total e mãos na cabeça: foi esta a reação geral.
Entre as centenas de portugueses que assistiam à partida e que não esconderam a deceção estava a guarnição do Navio-Escola Sagres, que está atracado em Nova Iorque após ter participado nas celebrações do Dia da Independência dos Estados Unidos no passado fim de semana.
"Estou muito desiludido. Apesar de nesta vida termos de saber ganhar e perder, custa ver este resultado. Mas sei que um dia vamos ser campeões do Mundo", disse à Lusa Milton Pereira, membro da guarnição do Navio-Escola Sagres, num misto de desgosto e esperança.
"O Cristiano Ronaldo já não fará parte da equipa quando esse momento chegar, com muita pena nossa, porque ele é o nosso ídolo supremo, mas tenho a certeza que ele transmitiu aos jogadores mais novos todos os valores que aprendeu ao longo da carreira e isso vai levá-los a serem campeões do mundo", acrescentou o jovem.
Portugal foi esta segunda-feira eliminado nos oitavos de final do Mundial de futebol de 2026, ao perder por 1-0 com a Espanha, num encontro disputado em Arlington, nos Estados Unidos.
Na nona presença em Mundiais, a seleção lusa caiu pela terceira vez nos 'oitavos', repetindo 2010 e 2018, na primeira ocasião também batida pelos espanhóis (0-1).
"Estou muito desiludido com este resultado. Mas, pelo menos, não jogamos mal. Foi um jogo difícil, contra um grande adversário. Esperava ter gritado golo por Portugal aqui, em Nova Iorque. Mas, infelizmente, regressaremos a Portugal de mãos a abanar", lamentou igualmente o adepto Rodrigo Pinto, de 21 anos, também membro da guarnição da Sagres.
Entre os portugueses que assistiam ao jogo na 'Portugal House' estavam os ex-jogadores Adrien Silva e Rui Patrício, que partilharam o sentimento de desilusão com os restantes compatriotas.
"Infelizmente, saímos muito cedo da competição. É uma deceção enorme, como é normal, mas não se pode apontar nada aos jogadores. Deram tudo o que tinham para poder passar, mas faz parte. Tem sempre de haver um vencedor e um derrotado", declarou à Lusa Adrien Silva.
A festa foi uma constante ao longo de toda a partida, mas o espaço rapidamente esvaziou após o apito final que selou o afastamento de Portugal da competição.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.