page view

Ana Hatherly (1929-2015)

Morreu a escritora e artista visual Ana Hatherly, aos 86 anos.

05 de agosto de 2015 às 17:20

A escritora e artista plástica Ana Hatherly, um dos nomes da vanguarda da poesia experimental, morreu esta quarta-feira aos 86 anos num hospital em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da Fundação Calouste Gulbenkian.

Nascida no Porto em 1929, Ana Hatherly teve um percurso transversal no cinema, artes plásticas, poesia e prosa, cruzando quase sempre as diferentes expressões artísticas. Tem o nome inscrito na vanguarda da poesia e na forma como o poema é escrito no papel, tornando-se numa obra visual.

Licenciada em Filologia Germânica e doutorada em Estudos Hispânicos, Ana Hatherly tem ainda formação em cinema e música e foi professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde co-fundou o Instituto de Estudos Portugueses.

O funeral da artista visual e escritora Ana Hatherly realiza-se na sexta-feira, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da Fundação Calouste Gulbenkian.

O corpo da escritora estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 17h00 de quinta-feira. Na sexta-feira haverá uma cerimónia pública às 14h00, naquela igreja, e o funeral realiza-se no cemitério dos Olivais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8