Criança resgatada após ataque alerta para violência na Síria
Vídeo mostra menino de cinco anos a ser retirado dos escombros.
Uma criança sentada no interior de uma ambulância, confusa, perdida, sem perceber que tem a cara coberta de sangue, após ser resgatada dos escombros de um prédio bombardeado em Aleppo, na Síria. As imagens chocantes de Omran Daqneesh, de cinco anos, estão a tornar-se virais e a alertar para a violência de grupos rebeldes contra civis em território sírio.
Vídeo e fotografias mostram os momentos após um ataque no bairro de al-Qaterji, que foi alvo das forças de oposição do governo de Bashar Al-Assad, esta quarta-feira. Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
Omran foi depois levado para o Hospital M10, onde foi tratado, e teve alta algum tempo depois. Há registo de mais 12 crianças que foram tratadas no mesmo hospital que o menino sírio, que já se está a tornar símbolo do País para os ativistas sírios.
Os Médicos Sem Fronteiras alertaram para os ataques aéreos a hospitais em julho, que se têm concretizado. Só nas últimas semanas, quatro armazéns de material médico foram destruídos.
No início de agosto, alguns médicos voluntários que estão em Aleppo escreveram uma carta aberta ao Presidente norte-americano Barack Obama. "Não precisamos de lágrimas, simpatia ou orações. Precisamos de ação", escreveram.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt