Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Criança pede a Obama para trazer menino da Síria

Alex quer que Omran, que apareceu numa fotografia coberto de sangue, seja seu irmão.
Catarina Correia Rocha 22 de Setembro de 2016 às 17:08
Omran Daqneesh após ser retirado dos escombros
Omran Daqneesh após ser retirado dos escombros FOTO: Direitos Reservados
Omran Daqneesh tornou-se um símbolo quando a sua imagem ensanguentado dentro de uma ambulância foi divulgada em todo o mundo. Agora, Alex, um menino norte-americano, pediu a Barack Obama que vá buscar Omran ao seu país e o traga para os Estados Unidos, onde ele e a sua família estão dispostos a acolhê-lo.

Numa carta enviada ao presidente, Alex diz que quer que Omran seja seu irmão e compromete-se a dividir os brinquedos e a sua bicicleta com o menino sírio. "Caro Presidente, Lembra-se do rapaz que foi recolhido por aquela ambulância na Síria? Pode por favor ir buscá-lo e trazê-lo para nossa casa? Estacione na entrada ou na rua e nós vamos estar à vossa espera com bandeiras, flores e balões. Vamos dar-lhe uma família e ele vai ser o nosso irmão", começa por escrever Alex.

"Na minha escola eu tenho um amigo da Síria, o Omar, e eu vou apresentá-lo e podemos brincar todos juntos. Podemos convidá-lo para festas de aniversário e ele vai ensinar-nos outra língua", continua o menino de apenas seis anos.

Num discurso sobre a crise dos refugiados proferido nas Nações Unidas, Obama mencionou este caso, dizendo que "devíamos ser mais como o Alex. Imaginem o sofrimento que podíamos evitar e as vidas que poderíamos salvar…"

Síria Alex Barack Obama Estados Unidos Nações Unidas política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)