Vacina da Moderna contra Covid-19 tem 94,5% de eficácia, avança farmacêutica norte-americana
Epidemiologista Anthony Fauci admitiu já que os resultados são "muito promissores".
A farmacêutica Moderna anunciou uma eficácia de 94,5% da sua vacina contra a Covid-19, tornando-a assim na segunda vacina com maior percentagem de sucesso só nos EUA.
A notícia é avançada pela CNN, que cita a farmacêutica norte-americana.
"São resultados muito promissores", admite o epidemiologista, Anthony Fauci.
"Foi um dos maiores momentos da minha vida e da minha carreira. É absolutamente incrível poder desenvolver esta vacina e ver a capacidade de prevenir doenças sintomáticas com tão alta eficácia", afirmou o Tal Zacks, diretor médico da Moderna .
A Moderna pretendem solicitar de imediato à Food and Drug Administration (FDA) nos EUA a autorização para a utilização da sua vacina.
Fauci espera que a vacinação comece nos grupos de alto risco já no final de dezembro, estendendo-se ao resto da população na próxima primavera. "Acho que o resto da população vai começar a vacinar-se no final de abril", sugeriu o epidemiologista.
Na passada semana a farmacêutica Pfizer e da BioNtech anunciou também uma eficácia de 90% contra o coronavírus.
A Rússia já garantiu também que a sua vacina Sputnik-V é "mais de 90% eficaz" na prevenção do vírus, citando dados compilados da vacinação pública já em curso, em vez de testes clínicos, que ainda não terminaram.
No entanto, e até ao momento, não foram ainda revelados estudos que comprovem esta eficácia.
Siga o Correio da Manhã no Instagram:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt