Suspeitas de crime em fogos florestais que lavram na Turquia

Mais de 70 incêndios deflagraram há três dias em 17 províncias.

31 de julho de 2021 às 09:38
Partilhar

Os mais de 70 incêndios que eclodiram nos últimos dias no sul da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortos. A origem dos fogos está a ser investigada, havendo suspeitas de que pelo menos alguns deles tenham origem criminosa.

“Os responsáveis prestarão contas por ataques contra a natureza e as florestas”, afirmou Fahrettin Altun, conselheiro do presidente Recep Tayyip Erdogan.

Pub

Os focos de incêndio chegaram a superar 1114 frentes. Esta sexta-feira, segundo dados oficiais, dezenas de fogos tinham sido extintos, mas havia 14 incêndios ainda ativos e fora de controlo em seis províncias.

Mais de 4000 efetivos, apoiados por cinco aviões, 38 helicópteros e 680 carros de bombeiros estão envolvidos no combate ao fogos. Aviões da Rússia e da Ucrânia apoiam igualmente.

Pub

Nos últimos três dias deflagraram incêndios em 17 províncias, nomeadamente perto de Adana, Manavgat, Alanya, Mersin, Marmaris e Bodrum, centros turísticos nas costas turcas do Mediterrâneo e do Mar Egeu.

Em Manavgat, a leste da estância balnear de Antalya, um total de 27 bairros e um hospital foram evacuados. Vastas áreas de Adana e de Mersin foram também evacuadas. Na área rural junto a Manavgat, mais de 40 ovelhas e cabras morreram calcinadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar