Tudo o que se sabe sobre o submarino turístico que desapareceu durante visita ao 'Titanic'
Submersível Titan terá ficado sem oxigénio cerca das 12 horas desta quinta-feira.
Documentos
2023-06-20_00_57_58 o submersivel.pdf
Esta quarta-feira, a Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou que um avião canadiano detetou sons subaquáticos durante as operações de busca o que obrigou a reorientar as operações, informação confirmada pelo capitão da guarda costeira Jamie Frederick.
"Não sabemos que ruídos são. Foi detetado o ruído e por isso estamos a procurar nessa zona. Estamos a analisar todos os dados. Todos os esforços estão dedicados nas operações de busca", disse Frederick.
Em conferência de imprensa, o oficial confirmou também o alargamento das buscas e lembrou que os tripulantes terão "uma porção limitada" de alimentos e água.
"Temos que manter a esperança", acrescentou esta quarta-feira, em Boston.
Já o contra-almirante John Mauger, afirmou que os sons subaquáticos detetados na área em que desapareceu o submarino Titan são, possivelmente, "ruídos do fundo do oceano".
Esta quinta-feira, a Guarda Costeira dos EUA anunciou que foram encontrados detritos dentro da área de buscas do submersível Titan, na zona onde o Titanic naufragou. Segundo a informação avançada, os detritos foram encontrados por um veículo operado remotamente a partir de um navio canadiano. Havia também um outro robô de profundidade francês que estava a realizar buscas no local.
Já ao final da tarde, a Guarda Costeira dos EUA revelou que todos os passageiros tinham morrido e que os destroços encontrados pertenciam ao Titan.
Segundo várias fontes, o submarino tinha a bordo um piloto, um ‘especialista de conteúdos’ e três passageiros pagantes, um dos quais seria o bilionário britânico Hamish Harding, CEO de uma empresa de aviação no Dubai. O preço da expedição de oito dias é de 230 mil euros por pessoa e o mergulho aos destroços do ‘Titanic’, a 3800 metros de profundidade, dura cerca de oito horas.
A bordo estavam ainda o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho, Suleman. "Estamos muito gratos pela preocupação demonstrada pelos nossos colegas e amigos e gostaríamos de pedir a todos que rezem para que estejam em segurança", pode ler-se no comunicado da família.
Shahzada Dawood era o vice-presidente de uma das maiores empresas do Paquistão, a Engro Corporation, que tem investimentos em fertilizantes, fabricação de veículos, energia e tecnologias digitais. Segundo a família do empresário, ele e o filho planearam viajar para visitar os destroços do 'Titanic'. Segundo o The Guardian, também Paul-Henry Nargeolet estava a bordo do navio. O ex-comandante da Marinha Francesa era considerado o maior especialista no naufrágio do Titanic. Também Stockton Rush, fundador e diretor executivo da 'OceanGate', estava a bordo do submarino.
Segundo o The Guardian, também Paul-Henry Nargeolet estava a bordo do navio. O ex-comandante da Marinha Francesa era considerado o maior especialista no naufrágio do Titanic.
Também Stockton Rush, fundador e diretor executivo da 'OceanGate', estava a bordo do submarino.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt