Esforços de busca foram reorientados. Navio Titan pode ficar sem oxigénio na quinta-feira de manhã.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou que um avião canadiano detetou sons subaquáticos durante as operações de busca do submersível que desapareceu quando transportava cinco pessoas até junto aos destroços do Titanic.
Na sequência dos sons detetados por um avião militar canadiano P-3, os esforços de busca foram reorientados.
Os socorristas têm corrido contra o relógio porque, mesmo nas melhores circunstâncias, o navio Titan pode ficar sem oxigénio na quinta-feira de manhã.
Para além de um conjunto internacional de navios e aviões, um robô subaquático começou a fazer buscas nas imediações do Titanic e há um esforço para enviar equipamento de salvamento para o local, no caso de o submarino ser encontrado.
Três aviões de transporte C-17 das forças armadas norte-americanas foram utilizados para transportar submersíveis comerciais e equipamento de apoio. As forças armadas canadianas disponibilizaram um avião de patrulha e dois navios, tendo ainda lançado boias de sonar para detetar quaisquer sons do Titan.
O submersível tinha uma reserva de oxigénio de quatro dias quando se fez ao mar, na manhã de domingo, segundo David Concannon, conselheiro da OceanGate Expeditions, que supervisionou a missão.
O jornalista da cadeia televisiva norte-americana CBS News David Pogue, que viajou até ao Titanic a bordo do Titan no ano passado, disse que o veículo usa dois sistemas de comunicação: mensagens de texto trocadas com um navio de superfície; e ‘pings’ de segurança que são emitidos a cada 15 minutos para indicar que o submersível ainda está a funcionar.
Ambos os sistemas pararam cerca de uma hora e 45 minutos depois de o Titan ter submergido, no domingo, indicou a empresa OceanGate Expeditions, proprietária da embarcação e organizadora das viagens aos destroços do Titanic.
"Isto significa uma de duas coisas: ou eles perderam toda a energia ou o submersível abriu uma brecha no casco e implodiu instantaneamente. Ambas são devastadoras", disse Pogue.
Na terça-feira, a França anunciou que o instituto Ifremer de ciências oceânicas enviou um navio, o Atalante, equipado com um robô subaquático, o Victor 6.000, para procurar o submersível.
O Victor 6.000 já está a caminho para mergulhar até uma profundidade de cerca de 4.000 metros e realizar operações de busca.
O robô não tripulado pode mergulhar mais fundo do que outros equipamentos atualmente no local, no Atlântico Norte, e tem braços que podem ser controlados remotamente para cortar cabos ou efetuar outras manobras para libertar uma embarcação presa, disse o operador citado pela Reuters.
"O Victor é capaz de fazer uma exploração visual com todo o equipamento de vídeo que possui. Também está equipado com braços manipuladores que podem ser utilizados para retirar o submarino, por exemplo, cortando cabos ou coisas que o estejam a bloquear no fundo", disse o chefe de operações navais do Ifremer, o instituto estatal francês de investigação oceânica que opera o robô.
O robô é operado por uma tripulação de 25 pessoas. "Podemos trabalhar sem parar até 72 horas, não precisamos de parar à noite", afirmou.
Os restos do Titanic - que afundou após colidir com um iceberg, em 1912 - estão a uma profundidade de cerca de 3.800 metros e a uma distância de aproximadamente 640 quilómetros a sul da ilha canadiana de Newfoundland.
A comunicação perdeu-se quando a embarcação estava a cerca de 700 quilómetros a sul de São João da Terra Nova, segundo o Centro de Coordenação de Salvamento Conjunto do Canadá, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press.
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