Palestiniano é detido em casa pelo exército israelita e o momento é transmitido ao vivo no TikTok
Eyad Banat estava em casa com a família, a ver o noticiário, quando os soldados entraram na residência. Exército israelita reconhece que houve "uso excessivo da força".
Um homem palestiniano foi detido em casa pelo exército israelita, esta segunda-feira, e o momento foi transmitido ao vivo através do TikTok, tornando-se rapidamente viral. O exército israelita já reagiu e reconhece que houve "uso excessivo da força".
À agência Reuters, Eyad Banat explicou que estava em casa com a família, na cidade de Hebron, na Cisjordânia, a assistir ao noticiário na televisão, quando os soldados israelitas entraram na habitação e começaram a agredi-lo.
O momento foi gravado por um dos elementos da família e transmitido em direto através da rede social TikTok. No vídeo, é possível ouvir a filha de Banat a gritar.
Em entrevista à Reuters, o homem diz que tem angariado dinheiro para enviar para trabalhadores humanitários em Gaza e que estava a dar alojamento a oito trabalhadores de Gaza que não puderam regressar a casa desde o início da guerra.
Banat disse que os soldados israelitas lhe colocaram questões sobre essas duas situações antes de o libertarem, poucas horas após ser detido. Seis dos trabalhadores a que dava abrigo foram detidos.
Em comunicado, emitido esta terça-feira e citado pela agência Reuters, o exército israelita afirma que Banat impediu os militares de fazerem buscas no seu prédio por "terroristas procurados" e que, por isso, foi detido.
Uma investigação preliminar feita pelo exército indica que houve "uso excessivo da força", informa o comunicado, destacando que o caso vai continuar a ser investigado e que vão ser tomadas "medidas disciplinares".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt