Arábia Saudita apreende dezenas de artigos com as cores do arco-íris
Em causa está a alusão das cores ao orgulho LGBT+.
As autoridades da Arábia Saudita apreenderam, em várias lojas locais, dezenas de brinquedos e roupas com as cores do arco-íris. Segundo a EuroNews, esta medida surge como uma repressão da homossexualidade.
Segundo um relatório da Al-Ekhbariya, o canal de televisão estatal, os
funcionários do Ministério do Comércio confiscaram os artigos porque
A Arábia Saudita é um país conservador que apenas abriu as portas ao turismo em 2019. A homossexualidade é ilegal e é considerada pelas autoridades religiosas como um dos "crimes mais abomináveis".
autoridades do vizinho Catar anunciaram que tinham confiscado pop-its e outros brinquedos coloridos
de lojas por "trazer slogans que vão contra os valores islâmicos".
Embora a Arábia Saudita, governada por muçulmanos sunitas, não tenha leis sobre orientação sexual ou identidade de género, as relações sexuais fora do casamento, incluindo sexo homossexual, são estritamente proibidas e pode ser punido com morte ou açoitamento.
Também é ilegal que os homens "se comportem como mulheres" ou usem roupas femininas, e vice-versa, e que qualquer pessoa realize atividades online que atentem contra "ordem pública, valores religiosos, moral pública e privacidade".
O Ministério do Comércio publicou um vídeo no Twitter onde mostram os produtos que foram proibidos de serem vendidos e afirma que as lojas que os comercializem serão penalizadas.
https://twitter.com/MCgovSA/status/1536767573802508291?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1536767573802508291%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fnews%2Fworld-middle-east-61813390
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt