'Bebé mais velho do mundo' nasce após embrião ter estado congelado mais de 30 anos
Casal recorreu ao tratamento de fertilização in vitro através de uma agência que permite conhecer os dadores de embriões.
Thaddeus Daniel Pierce, nasceu em Ohio, nos Estados Unidos, no dia 26 de julho através do tratamento de fertilização in vitro. O embrião estava congelado há 11.148 dias, mais de 30 anos, e acredita-se que seja o 'bebé mais velho do mundo'.
O recém-nascido é filho de Lindsey, de 34 anos, e Tim Pierce, de 35, que revelaram ao MIT Technology Review que o embrião tinha sido congelado pela primeira vez em maio de 1994.
"Tivemos um parto difícil, mas estamos bem agora", explicou a mãe. Para além das dificuldades no processo, os familiares garantem estar "maravilhados com o bebé precioso".
O casal revelou ao New York Post que desconheciam o programa de adoção de embriões até desejarem ser pais. "Não sabíamos que congelavam embriões durante tanto tempo", afirmaram.
Inicialmente, acharam que se tratava de "uma loucura", contudo, o sonho passava por ter um bebé e nunca por "quebrar recordes", explicaram os pais.
Casal congelou embriões na década de 90
Lydia Archerd, de 62 anos, e o seu companheiro são os doadores do embrião. Após o casal ter sentido dificuldades para ter o primeiro bebé decidiram congelar quatro embriões em 1994. Um dos embriões foi transferido para Lydia e, passado nove meses de gestação, nasceu a primeira filha do casal através de tratamento.
O sonho de vida de aumentar a família não se concretizou uma vez que o casal se divorciou passado alguns anos. Ainda assim, Lydia continuou a pagar mil dólares (874,75 euros) anualmente para os três embriões permanecerem congelados.
Quando entrou na manopausa, a mulher decidiu doar, contudo, garantiu que queria conhecer quem ia receber o seu ADN. Optou por entregar os embriões à agência Nightlight Christian Adoptions, opção que permite que o doador conheça os casais que vão receber os embriões.
Lydia revelou estar ansiosa por conhecer o pequeno Thadeus. "A primeira coisa que notei quando Lindsey enviou a foto foi o quanto se parece com a minha filha quando era bebé", afirmou a dadora.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt