Brasil devolve lixo hospitalar aos Estados Unidos
O Brasil devolveu aos Estados Unidos 46,6 toneladas de resíduos hospitalares que foram apreendidos em Outubro, em Pernambuco, por agentes da alfândega brasileira, informou esta segunda-feira o responsável do terminal de cargas do porto de Suape.
Os resíduos hospitalares foram enviados para o porto norte-americano de Charleston (Carolina do Sul) num cargueiro que saiu na noite de sábado do porto de Suape, próximo do Recife, segundo o responsável do terminal de cargas do porto, Fernando Lucato.
A carga continha lençóis, fronhas, toalhas, máscaras, seringas e mangueiras com logótipos de hospitais norte-americanos.
Entretanto, as autoridades continuam a investigar o caso porque alguns destes lençóis com marcas de hospitais norte-americanos foram parar ao comércio de Recife, tendo sido as peças confiscadas.
Em Outubro, as autoridades alfandegárias interceptaram as 46,6 toneladas de resíduos hospitalares procedentes dos Estados Unidos e confiscaram contentores com 15 toneladas "suspeitas", numa operação realizada no porto de Suape.
As cargas procediam de um mesmo exportador no estado norte-americano da Carolina do Sul e tinham como destino uma empresa têxtil, suspeita de infringir a política brasileira de resíduos, que proíbe importar resíduos hospitalares de outros países, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt