Congresso dos EUA aprova impeachment de Donald Trump

Afastamento do presidente dos EUA depende agora do Senado.

19 de dezembro de 2019 às 01:33
Donald Trump Foto: Reuters
Donald Trump Foto: EPA/MICHAEL REYNOLDS
Donald Trump Foto: Reuters
Donald Trump

1/4

Partilhar

O impeachment de Donald Trump, presidente dos EUA, foi aprovado esta quinta-feira pelo Congresso norte-americano. O afastamento deste dependerá agora do julgamento no Senado, que só deverá acontecer em janeiro.

Um tenso debate, que durou cerca de 10 horas, antecedeu esta quarta-feira a votação do impeachment de Donald Trump pelos crimes de abuso de poder e obstrução por causa das pressões à Ucrânia.

Pub

Os trabalhos prolongaram-se noite dentro, com os republicanos apostados em vender cara a derrota anunciada e em esticar as discussões o mais possível. O objetivo era que a votação ocorresse já depois da meia-noite (hora de Lisboa) para coincidir com o comício do presidente no Michigan, dando assim oportunidade a Trump para reagir em cima da hora e em direto na TV.

A tática dos republicanos ficou patente logo no arranque dos trabalhos, com a apresentação de várias emendas e moções que foram sucessivamente derrotadas pela maioria democrata. Quando Nancy Pelosi subiu ao palanque para iniciar o debate, a sessão ia já com mais de duas horas atraso.

Pub

Na sessão, a líder democrata da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, disse que Donald Trump é uma "ameaça constante" à "segurança nacional" dos EUA, durante o debate para votação dos artigos de destituição do Presidente.

A Câmara dos Representantes norte-americana aprovou na quarta-feira (hoje de madrugada em Lisboa) uma segunda acusação contra Donald Trump por obstruir o trabalho do Congresso ao recusar participar na investigação judicial sobre si. O afastamento deste dependerá agora do julgamento no Senado, que só deverá acontecer em janeiro. 

O Congresso, nas mãos dos democratas aprovou esta acusação com 229 votos a favor, 198 contra e uma abstenção, obedecendo aos alinhamentos partidários (com quatro excepções).

Pub

O Presidente republicano fora pouco antes sujeito a uma acusação de abuso de poder, que contou com 230 votos favoráveis, 197 contra e uma abstenção.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar