Comissão de Assuntos Judiciais aprova destituição de Donald Trump
Aprovados dois artigos que acusam o presidente de abuso de poder e obstrução, abrindo caminho à votação na Câmara dos Representantes.
A Comissão de Assuntos Judiciais da Câmara dos Representantes dos EUA aprovou esta sexta-feira os dois artigos de impeachment contra Donald Trump, dando o primeiro passo formal para a destituição do presidente e abrindo caminho à votação no plenário daquela câmara já na próxima semana.
Como era esperado, os democratas, que têm maioria na Comissão, votaram de forma unânime a favor da destituição do presidente pelos crimes de abuso de poder e obstrução ao Congresso, enquanto os republicanos se opuseram em bloco. O resultado final da votação foi 23 votos a favor e 17 contra, refletindo a distribuição de lugares na Comissão.
"Hoje é um dia solene e triste. É a terceira vez em pouco mais de século e meio que esta comissão aprova artigos de destituição contra um presidente", afirmou o democrata Jerrold Nadler, presidente da Comissão. Em causa estão as alegadas pressões de Trump sobre a Ucrânia para investigar o rival democrata Joe Biden, consideradas pelos democratas como um convite à interferência externa nas presidenciais de 2020.
"É um dia triste para o nosso país", reagiu Trump, afirmando que todo o processo não passa de uma invenção dos democratas. "O impeachment é uma farsa. Uma fraude", acusou.
Os democratas esperam votar os dois artigos de destituição esta quarta-feira na Câmara dos Representantes, onde têm maioria. O processo passará então para o Senado, onde Trump será julgado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt